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dc.contributor.authorVieira, Maura Jeisper Fernandespt_BR
dc.contributor.authorFlores, Vinicius Martinspt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T04:30:17Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1678-8931pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271473pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é descrever um curso de formação destinado a professores para estudantes surdos e discutir até que ponto a formação linguística foi considerada nessa iniciativa de extensão. O estudo utilizou como artefato cultural para análise o Curso de Formação para Professores de Surdos (CFPS), realizado na modalidade de educação a distância. Esse curso estava vinculado ao programa de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ofereceu 1000 vagas para professores, gestores, familiares ou qualquer pessoa interessada na educação bilíngue de surdos. A análise foi dividida em duas etapas: a primeira consistiu na descrição da formação, enquanto a segunda abordou a formação linguística dentro do CFPS, utilizando o referencial teórico dos Estudos Culturais, Estudos Surdos e inspirações em pesquisas pós-estruturalistas. A descrição do curso oferece uma visão geral da estrutura, incluindo a divisão dos módulos, os materiais didáticos utilizados e os conhecimentos abordados. A discussão sobre a formação linguística problematizou a quantidade de formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) proporcionada aos participantes. Este trabalho identificou o amplo alcance, a qualidade e a acessibilidade do conteúdo disponibilizado pelo curso; no entanto, ressaltou a fragilidade no que diz respeito à formação linguística, uma vez que não era o foco central da formação.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to describe a training course for teachers of the deaf and to discuss how language training was considered in this extension action. The study took as a cultural artifact for analysis the Training Course for Teachers of the Deaf (CFPS), which took place in the form of distance education. This was linked to the extension program of the Federal University of Rio Grande do Sul and offered 1000 vacancies for teachers, managers, family members or people interested in bilingual education for the deaf. The analysis was divided into two stages: the first to describe the training and the second on the language training within the CFPS from the theoretical framework of Cultural Studies, Deaf Studies and inspirations in post-structuralist research. The course description provides an overview of the structure (division of modules), teaching materials and knowledge covered. The discussion on language training, on the other hand, problematized how much training took place in Libras (Brazilian Sign Language) for the participants. This work identified how much the course had a wide scope, quality and accessibility in the available content; however, fragility with regard to language training, since it was not the objective of training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 20 (2023), p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectLanguage trainingen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectExtension courseen
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.titleFormação linguística de professores de surdos : uma análise de um curso de extensãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001195643pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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