Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFlores, Shana Sabbadopt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Rosa Maria Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T05:06:22Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1809-6271pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271288pt_BR
dc.description.abstractO estudo de questões envolvendo o rural traz à tona a complexidade inerente ao conceito e tratamento do tema, impondo uma cuidadosa observação de suas relações para uma efetiva compreensão.Nesse sentido, o uso das ruralidades como categoria de análise se torna uma ferramenta importante na compreensão do rural e suas questões. A partir da abordagem das ruralidades,o trabalho analisa o casodo território dos “Vinhos da Campanha”, propondo categorias para análise. Assim, os atores sociais foram agrupados de acordo com alguns critérios – como, relação com a cultura e a terra, meios de produção e comercialização e origem do capital investido – resultando em três categorias: (1) a vitivinicultura corporativa, (2) os empreendedores e (3) os produtores independentes. Dessa maneira pode ser observado como a relação de grupos distintos com a vitivinicultura caracteriza novas ruralidades para a Campanha Gaúcha, configurando o território dos Vinhos da Campanha. As novas ruralidades acabam por sintetizar outras formas de apropriação do espaço, novas territorialidades, agregando funcionalidades ao rural e trazendo novas oportunidades e desafios.pt_BR
dc.description.abstractThe study of aspects involving the rural issues brings out the complexity inherent to this concept, and the treatment of the subject itself, requiring a detailed observation of the relations between them to a real understanding. In this sense, the use of ruralities as a category of analysis becomes an important tool in the comprehension of rural issues. Based on the ruralities approach, the paper analyzes the territory of “Vinhos da Campanha” case. These social actors were classified according to some criteria – as a relation between culture and land, production and marketing means a capital source – resulting in three categories: (1) corporate wineries, (2) entrepreneursand (3) independent producers. In this way, it can be seen as the relationship between different groups, with the viticulture characterizing new ruralities to the Campanha Gaúcha, configuring the territory of “Vinhos da Campanha”. The new ruralities summarize new ways of appropriation of space, new territorialities, aggregating functionality to the rural issue, which brings new opportunities and challenges.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCampo-território : revista de geografia agrária. [Maringá] : Unioeste, 2014. Vol. 8, n. 15 (fev. 2014), 19 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRuralitiesen
dc.subjectGeografia agráriapt_BR
dc.subjectIdentidade regionalpt_BR
dc.subjectWine’s territoryen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectRuralidadept_BR
dc.subjectCampanha Gauchapt_BR
dc.subjectCampanha, Região (RS)pt_BR
dc.titleRuralidades na compreensão dos territórios do vinho e sua identidadept_BR
dc.title.alternativeRuralities in the comprehension of the wine territories and their identity en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000944506pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples