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dc.contributor.authorSilva, Antônio Márcio dapt_BR
dc.contributor.authorRottava, Luciapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-26T04:47:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0103-1813pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271153pt_BR
dc.description.abstractPráticas de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) em contexto acadêmico requerem contemplar usos desta língua em produções orais e escritas que envolvem diversos graus de abstração e complexidade semânticas. Essas práticas estão interligadas por dois aspectos: pelo modo como o conhecimento prático, horizontal e do cotidiano prepondera no ensino médio e o conhecimento teórico, vertical e abstrato no ensino universitário, pelo fato de se tratar de uma língua adicional. Esses desafios situam-se na dimensão da semântica que concebe essas práticas como ondas semânticas cujos princípios organizadores compreendem a gravidade semântica (GS) e a densidade semântica (DS) (MATON, 2013; 2020). O objetivo deste estudo é discutir como as ondas semânticas podem ser evidenciadas em um curso de PLA organizado em tópicos, ofertado para alunos do primeiro ano de graduação em uma universidade britânica. A análise contempla amostras do material didático e algumas tarefas implementadas para demonstrar como o conhecimento inicialmente caracterizado por densidade semântica forte é “desempacotado” (MATON, 2020) por meio de diferentes exemplos e usos práticos. A contribuição diz respeito ao benefício de levar as ondas semânticas em consideração ao se planejar um curso de língua adicional, visto que estudos, em sua maioria, focalizaram outras áreas do conhecimento, mas pouco a área de línguas, em especial, PLA. Palavras-chave: Português Língua Adicional (PLA); ondas semânticas; gravidade semântica (GS); densidade semântica (DS), Teoria do Código de Legitimação (TCL).pt_BR
dc.description.abstractTeaching Portuguese as an Additional Language in an academic context requires contemplating uses of this language in oral and written productions that involve different degrees of abstraction and semantic complexity. These practices are interconnected by two aspects: by the way in which practical, horizontal and everyday knowledge prevails in high school and theoretical, vertical, and abstract knowledge in higher education; and also because it is an additional language. These challenges lie in the semantic dimension that conceives these practices as semantic waves whose organizing principles comprise semantic gravity (SG) and semantic density (SD) (MATON, 2013; 2020). The aim of this study is to discuss how semantic waves can be evidenced in a Portuguese as an Additional Language course organized into topics, offered to first-year undergraduate students at a British university. The analysis focuses on samples of the teaching materials and some tasks completed by learners to demonstrate how knowledge initially characterized by strong semantic density is “unpacked” (MATON, 2020) through different examples and practical uses. The contribution concerns the benefit of taking semantic waves into account when planning an additional language course, since most studies focus on other areas of knowledge, but little on the teaching of languages, especially Portuguese as an Additional Language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalhos em lingüística aplicada. Campinas, SP. Vol. 62, n. 2 (maio/ago. 2023), p. [307]-321pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.subjectSemantics wavesen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectSemantic gravity (SG)en
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectSemantic density (SD)en
dc.subjectLegitimation Code Theory (LCT)en
dc.titleOndas semânticas no ensino de português como língua adicional : gravidade e densidade semântica na construção do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeSemantic waves in the teaching of Portuguese as an additional language : semantic gravity and semantic density in the construction of knowledgeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194006pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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