Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBittencourt, Camila Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Luis Fernando Herbertpt_BR
dc.contributor.authorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-12T03:28:40Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0100-0691pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270895pt_BR
dc.description.abstractApresenta um estudo sobre o alinhamento entre a gestão de bibliotecas escolares privadas e o planejamento estratégico das escolas. Aborda o papel da biblioteca, o seu público e de que forma ela está inserida na comunidade escolar. Conceitua planejamento estratégico e sua importância no dia-a-dia das bibliotecas. Destaca a relevância da competência profissional dos bibliotecários como gestores das bibliotecas em que atuam. Utiliza como metodologia o estudo de caso a partir de bibliotecas escolares privadas, em uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista estruturada aplicadaa bibliotecários sujeitos do estudo. Conclui que algumas bibliotecas estão alheias do planejamento estratégico das instituições, mas que os bibliotecários buscam aprimorar sua formação profissional, a fim de desenvolver competências que possibilitem melhor gestãoe, assim, qualificar a biblioteca comnas instituições em que atuam.pt_BR
dc.description.abstractIts presents a study on private school libraries management and their alignment with strategic planning. It addresses the library’s role, its users and how it is inserted in the school community. It conceptualizes strategic planning and its importance in libraries day-to-day. It highlights the relevance of the professional competence of librarians as managers of the libraries in which they work. It uses the case study methodology, from the private school libraries perspective, and the qualitative research comesfrom basic nature, with an exploratory approach. The data was collected through the structured interviewwith librarians, subjects of the study. It concludes that some libraries are outside the strategic planning of institutions, but that librarians seek to improve their professional training, in order to develop skills that enable better management and, thus, qualify the library as in the institutions in which they work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [recurso eletrônico]. São Paulo. ISSN: 1980-6949. Vol. 19 (2023), [17] p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrivate school libraryen
dc.subjectGestão de bibliotecaspt_BR
dc.subjectBiblioteca escolar : Brasilpt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectLibrarian competenciesen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectLibrary managementen
dc.titleGestão de bibliotecas escolares de instituições privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégicopt_BR
dc.title.alternativeManagement of school libraries of private institutions and their alignment to strategic planning en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001193582pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples