Gestão de bibliotecas escolares de instituições privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico
dc.contributor.author | Bittencourt, Camila Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Massoni, Luis Fernando Herbert | pt_BR |
dc.contributor.author | Moro, Eliane Lourdes da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T03:28:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-0691 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270895 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresenta um estudo sobre o alinhamento entre a gestão de bibliotecas escolares privadas e o planejamento estratégico das escolas. Aborda o papel da biblioteca, o seu público e de que forma ela está inserida na comunidade escolar. Conceitua planejamento estratégico e sua importância no dia-a-dia das bibliotecas. Destaca a relevância da competência profissional dos bibliotecários como gestores das bibliotecas em que atuam. Utiliza como metodologia o estudo de caso a partir de bibliotecas escolares privadas, em uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista estruturada aplicadaa bibliotecários sujeitos do estudo. Conclui que algumas bibliotecas estão alheias do planejamento estratégico das instituições, mas que os bibliotecários buscam aprimorar sua formação profissional, a fim de desenvolver competências que possibilitem melhor gestãoe, assim, qualificar a biblioteca comnas instituições em que atuam. | pt_BR |
dc.description.abstract | Its presents a study on private school libraries management and their alignment with strategic planning. It addresses the library’s role, its users and how it is inserted in the school community. It conceptualizes strategic planning and its importance in libraries day-to-day. It highlights the relevance of the professional competence of librarians as managers of the libraries in which they work. It uses the case study methodology, from the private school libraries perspective, and the qualitative research comesfrom basic nature, with an exploratory approach. The data was collected through the structured interviewwith librarians, subjects of the study. It concludes that some libraries are outside the strategic planning of institutions, but that librarians seek to improve their professional training, in order to develop skills that enable better management and, thus, qualify the library as in the institutions in which they work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [recurso eletrônico]. São Paulo. ISSN: 1980-6949. Vol. 19 (2023), [17] p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Private school library | en |
dc.subject | Gestão de bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Strategic planning | en |
dc.subject | Librarian competencies | en |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Library management | en |
dc.title | Gestão de bibliotecas escolares de instituições privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégico | pt_BR |
dc.title.alternative | Management of school libraries of private institutions and their alignment to strategic planning | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001193582 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39541)Applied and Social Sciences (4003)