(Res)(Ex)istência : retomada da autodeclaração Charrua e valorização de práticas educativas familiares
dc.contributor.advisor | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Escobar, Morgana Duarte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T03:31:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270478 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se desenvolve sobre a invisibilidade dos indígenas em contexto escolar, ao apontar a problemática destes sujeitos serem categorizados como pardos. Meu interesse decorre da autodeclaração do meu pai, pertencente à etnia Charrua, e os desdobramentos da minha jornada até a minha autodeclaração como Charrua. Realizo uma reflexão como educanda, educadora e professora em formação da rede pública de ensino, atenta ao público escolar que inclui um sujeito indígena invisibilizado e que requer a valorização de práticas educativas indígenas. Esse sujeito descende da etnia Charrua, cujos integrantes precisaram se dispersar e se esconder em contexto histórico de extermínio realizado como política de Estado. Inspirada na Escrevivência de Conceição Evaristo busco resgatar o meu pertencimento como Charrua através das memórias de uma educação indígena, entendendo essa escrita como resistência aos discursos que produzem etnocídio e epistemicídio ao afirmarem a extinção dessa etnia. A perspectiva teórico-metodológica construída, entrelaça perspectivas Afro(E)Indígenas, às quais compõem a cultura periférica. Também busco registrar as minhas memórias educativas e a oralidade dos meus mais velhos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is developed on the invisibility of indigenous people in a school context, by pointing out the problem of these subjects being categorized as brown. My interest stems from my father's self-declaration as belonging to the Charrua ethnic group, and the consequences of my journey to my self-declaration as Charrua. I carry out a reflection as a student, educator and teacher in training in the public school system, attentive to the school public that includes an invisible indigenous subject and that requires the appreciation of indigenous educational practices. This subject descends from the Charrua ethnic group, whose members had to disperse and hide in a historical context of extermination carried out as a State policy. Inspired by Conceição Evaristo's Writing, I seek to rescue my belonging as Charrua through the memories of an indigenous education, understanding this writing as resistance to the discourses that produce ethnocide and epistemicide by affirming the extinction of this ethnic group. The constructed theoretical-methodological perspective intertwines Afro(E)Indigenous perspectives, which make up the peripheral culture. I also try to register my educational memories and the orality of my elders. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Writing | en |
dc.subject | Escrevivência | pt_BR |
dc.subject | Indigenous educational practices | en |
dc.subject | Ethnic belonging | en |
dc.subject | Etnia | pt_BR |
dc.subject | Pertencimento | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.title | (Res)(Ex)istência : retomada da autodeclaração Charrua e valorização de práticas educativas familiares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001188119 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1355)