Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva”
dc.contributor.advisor | Castro, Flavio Antonio de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Laura Radtke | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T03:21:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/268305 | pt_BR |
dc.description.abstract | A eficiência propulsiva (np) é considerada a porcentagem da força aplicada pelo nadador na água que realmente contribui para seu deslocamento para frente. O presente estudo teve como objetivo verificar o conhecimento e o processo avaliativo e pedagógico de professores e treinadores de natação a respeito da np, do mesmo modo, objetiva-se fornecer sugestões que promovam a inserção da np nas aulas e treinos de natação. Um questionário com seis questões fechadas e três questões abertas, previamente analisado e aprovado por três doutores com experiência teórica-prática no tema da np, foi aplicado de modo eletrônico e remoto entre 117 professores e treinadores brasileiros de natação. A amostra foi de cunho não probabilistico e voluntária. Utilizou-se a frequência relativa para descrever as respostas de caráter categórico. Associações entre as variáveis categóricas foram verificadas com teste de qui2 . As questões abertas tiveram análises qualitativas. O programa Graph Pad Prism 8.0 foi utilizado na elaboração das figuras e o programa SPSS v.20.0 foi utilizado para as análises, alfa foi estabelecido em 5%. A grande parte dos participantes trabalha com natação há mais de 6 anos (≈73,5%), possui título de especialista (34,2%), ou é graduado (33,3%), e trabalha em mais de uma área da natação (44,44%). A maioria afirmou conhecer (75,2%) e aplicar (69,2%) o conceito de eficiência propulsiva, mas cerca da metade dos participantes (53%) não medem a ηp nas aulas e nos treinos, além disso apenas 9 de 99 participantes (9,1%) descrevou de modo correto o conceito de ηp. Associações significativas (p < 0,05) foram encontradas entre: (i) formação e aplicação do conceito de ηp (quanto maior o nível de formação, mais aplica: X2 = 12,3); (ii) formação e mensuração da ηp (quanto maior o nível de formação, mais mede: X2 = 21,1) e (iii) tempo de atuação na área e mensuração da ηp (quanto maior o tempo de experiência, mais mede: X2 = 9,7). Ao passo que np é importante para a técnica dos nadadores, seja na formação, seja no treinamento, sua inclusão correta nos processos (conhecimento correto, práticas pedagógicas e avaliativas que relacionadas ao conceito) seria fundamental para o melhor desenvolvimento das técnicas de nado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137808 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Educação Física (1266)