Show simple item record

dc.contributor.authorDoretto, Julianapt_BR
dc.contributor.authorFurtado, Thaispt_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T03:21:16Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0101-2657pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268269pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender os sentidos sobre a primeira infância presentes no documentário brasileiro “O começo da vida” (Estela Renner, 2016). Para isso, por meio de conceitos da Análise do Discurso (AD), investigamos quem é o espectador imaginado, a organização discursiva do filme e os efeitos de verdade estabelecidos por ele. Concluímos que, junto com o sentido preponderante de valorização dos cuidados na primeira infância, a obra carrega outros sentidos, como o da possibilidade de um futuro predeterminado para algumas crianças, principalmente as que vivem em vulnerabilidade social. Além disso, percebemos que os “efeitos de verdade” construídos para a argumentação do filme, ou seja, as condições tecidas por seus realizadores para que a narrativa proposta sobre a primeira infância seja considerada “válida”, carrega silenciamentos de sentido.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to understand the meanings about early childhood present in the Brazilian documentary “The beginning of life” (Estela Renner, 2016). For this, through Discourse Analysis (DA) concepts, we investigate who the imagined spectator is, the discursive organization of the film and the truth effects established by it. We conclude that, besides the preponderant sense of valuing early childhood care, the work carries other meanings, such as the possibility of a predetermined future for some children, especially those who live in social vulnerability. In addition, we realize that the “truth effects” built for the film’s argument, that is, the conditions created by its directors so that the proposed narrative about early childhood is considered “valid”, carries silencing of meaning.en
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo comprender los sentidos sobre la primera infancia presentes en el documental brasileiro “El comienzo de la vida” (Estela Renner, 2016). Para ello, a través de conceptos de Análisis del Discurso (AD), investigamos quién es el espectador imaginado, la organización discursiva de la película y los efectos de verdad establecidos por ella. Concluimos que, junto al sentido preponderante de valorización de la atención a la primera infancia, la obra conlleva otros sentidos, como la posibilidad de un futuro predeterminado para algunos niños, especialmente aquellos que viven en vulnerabilidad social. Además, nos damos cuenta de que los “efectos de verdad” construidos para el argumento de la película, es decir, las condiciones creadas por sus directores para que la narrativa propuesta sobre la primera infancia sea considerada “válida”, conlleva silenciamientos de sentido.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofComunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo. Vol. 45, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 45-76pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEarly childhooden
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectSensesen
dc.subjectFilme documentáriopt_BR
dc.subjectTrue effectsen
dc.subjectSilencingen
dc.subjectPrimera infanciaes
dc.subjectAnálisis del discursoes
dc.subjectSentidoses
dc.subjectEfectos de verdades
dc.subjectSilenciamientoses
dc.titleOs sentidos e silenciamentos sobre a primeira infância no discurso do documentário “O começo da vidapt_BR
dc.title.alternativeThe meanings and silencing of early childhood in the discourse of the documentary “The beginning of life en
dc.title.alternativeLos sentidos y silenciamientos sobre la primera infancia en el discurso del documental “El comienzo de la vida” es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001188211pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record