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dc.contributor.advisorHorn, Fabianapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Tobias Weberpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-09T03:28:34Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268243pt_BR
dc.description.abstractO ensino de microbiologia está previsto de diversas maneiras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos oficiais que regem a educação. Apesar disso, alguns autores já relataram dificuldades sobre o tema, principalmente quanto às concepções de estudantes em relação a microrganismos. Esses resultados revelaram que muitos estudantes tendem a associá-los exclusivamente a agentes patogênicos e causadores de doenças. Mesmo em contextos educacionais mais avançados, como no ensino superior, observou-se que muitos programas de microbiologia concentram-se predominantemente em aspectos médicos, em detrimento de outros tópicos de suma importância, como biotecnologia e microbiologia de alimentos. Levando isso em consideração, este trabalho procurou analisar a contribuição de um curso de formação, chamado Microbiologia: da pesquisa à sala de aula, para a formação de docentes e estudantes de licenciatura. Esse curso é resultado de um projeto de extensão do Laboratório de Microbiologia Celular, situado no Departamento de Biofísica, no Campus do Vale da UFRGS. Alguns dos objetivos principais deste curso foram: construir uma visão integrada de conteúdos relacionados à microbiologia, abordar assuntos por meio de experimentos práticos de fácil entendimento e execução e incentivar a produção de novas atividades relacionadas à microbiologia e à divulgação científica. Assim, utilizando-se dessa abordagem potencialmente diferenciada da percebida por alguns autores, este trabalho de conclusão de curso procurou analisar quais aspectos do curso puderam contribuir para a formação docente. Para fazer isso, foram analisados três resultados principais: um diário de observações construído ao longo do curso pelo licenciando propositor deste trabalho, um formulário respondido no site google forms e relatórios de aulas práticas respondidos pelos participantes. Como pôde ser percebido, a abordagem prática no ensino de microbiologia, combinando atividades laboratoriais e teoria, estimulou a compreensão de alguns conteúdos, no entanto, também se percebeu um interesse maior em conteúdos que tiveram relação com patógenos humanos. Dessa maneira, a análise do curso desenvolvido evidenciou interesses e aprendizados dos participantes corroborando os resultados de outras pesquisas que indicam a ênfase em abordagens na área da saúde. Também percebemos que é necessário um maior esforço para consolidar abordagens evolutivas e ambientais na área da microbiologia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectCurso de extensãopt_BR
dc.titleAnálise da contribuição do curso “microbiologia: da pesquisa às salas de aula” para a formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.identifier.nrb001188513pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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