Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHeller, Brunapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-09T03:27:53Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268193pt_BR
dc.description.abstractA promoção de competências infocomunicacionais é relevante quando o assunto trata de educação para a informação. Borges (2018) elenca quinze elementos de competências infocomunicacionais como estrutura conceitual. As bibliotecas universitárias se colocam, nesse sentido, como propulsoras nessa promoção e, a partir de uma coleta empírica, realizada para uma pesquisa de mestrado, pôde-se investigar algumas ações que as mesmas estão praticando. O tipo mais citado foram as capacitações. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os tipos de capacitações citadas, além de relacioná-los com os indicadores de Borges (2018). Foram apontados seis tipos diferentes de capacitações, que puderam ser relacionados a oito dos quinze elementos de competências infocomunicacionais, cinco deles voltados à competência em informação. Isso demonstra a aproximação dos bibliotecários frente a sua área de atuação (informação) e certa ausência de percepção quanto à necessidade de atuação na área da comunicação. Ainda assim, pode-se dizer que a educação para a informação, em um nível bastante inicial, é praticada nas bibliotecas entrevistadas, de forma que tenham estes bibliotecários a necessidade de avançar as suas práticas para a oferta de ações com cunho mais autônomo e emancipador.pt_BR
dc.description.abstractThe promotion of infocommunicational skills is relevant when it comes to information education. Borges (2018) lists 15 elements of infocommunication skills as a conceptual framework. In this sense, university libraries stand as propellers in this promotion and, based on an empirical collection carried out for a master’s research, it was possible to investigate some actions that they are practicing. The most cited type was training. The present work aims to present the types of qualifications mentioned, in addition to relating them to the indicators of Borges (2018). Six different types of training were identified, which could be related to eight of the 15 elements of infocommunication competences, five of them focused on information competence. This demonstrates the approach of librarians to their area of expertise (information) and a certain lack of perception regarding the need to work around communication. Even so, it can be said that education for information, at a very early level, is practiced in the libraries interviewed, so that these librarians have the need to advance their practices to offer actions with a more autonomous and emancipatory nature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSaberes informacionais na América Latina[recurso eletrônico]. Porto Alegre: Polifonia, 2023. 461 p. ISBN: 9786587420226. Parte 1, p. 160-178pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectInfocommunication skillsen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectUniversity librariesen
dc.subjectSkills promotionen
dc.titleAs capacitações em bibliotecas universitárias como estratégia para promoção de competências infocomunicacionaispt_BR
dc.title.alternativeTraining in university libraries as a strategy to promote infocommunication skills en
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001189552pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples