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dc.contributor.authorSantos, Joicyane Carolaine das Mercêspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Silvanapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T03:25:20Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1678-8931pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268094pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca analisar do ponto de vista historiográfico os efeitos da enunciação escrita na disciplina de língua portuguesa e como se pode definir reescrita ao observar seus usos ao longo de vinte anos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar as definições de reescrita no contexto do Ensino Médio no período de 1998 a 2018. Para tanto, necessitou-se de três teorias bases para fundamentar o corpus da pesquisa, a saber, a primeira, a Teoria da Enunciação de Benveniste (1989,) que aborda a enunciação e seus aspectos subjetivos para direcionar a mudança que ocorre na relação entre o “eu-tu”, a segunda, a de Swiggers (2013), suporte para a análise histórico-linguística da definição de reescrita, e por fim, a terceira os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN‟s (1998) e as Orientações Curriculares do Ensino Médio – OCN‟s (2006), que normatizaram o ensino da Língua Portuguesa.. Além do mais, buscou-se fazer um levantamento com os setores escolares com mais pesquisas relacionadas ao tema, seja público ou privado, e de que região do Brasil procede cada artigo selecionado para este estudo. Como resultado, constatou-se que a definição de reescrita no contexto do Ensino Médio ao longo dos anos sofreu pouca variação e logo estabeleceu uma visão mais próxima da subjetivação, seguindo as normas dos PCN‟s e das OCN‟s em alguns períodos. Também se observou que há um índice maior de pesquisas produzidas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste em relação ao Norte e Nordeste, além de que as escolas com mais produções que se enquadraram com os critérios deste artigo foram as do setor público.pt_BR
dc.description.abstractThis paper seeks to historiographically analyze the effects of the written enunciation in the discipline of Portuguese language and how rewriting can be defined by observing its uses over twenty years. Therefore, the aim of this research is to analyze tthe rewriting activity focused on the high school context in the period from 1998 to 2018. Therefore, three base theories were necessary to be the ground of the research corpus, namely, the first, Benveniste's Theory of Enunciation (1989,) which addresses enunciation and its subjective aspects to direct the change that occurs in the relationship between the “Iyou”, the second, that of Swiggers (2013), is support for the historical-linguistic analysis of the definition of rewriting, and finally, the third served the National Curriculum Parameters – PCN's (1998) and the Curriculum Guidelines of Secondary Education – OCN's (2006), which standardized the teaching of the Portuguese language. In addition, a social survey was carried out to point out the school sectors with more research related to the theme, be it public or private, and from which regions each article selected for this study was produced. As a result, it was observed that the definition of rewriting in the high school context has suffered little variation over the years and has already started with a vision closer to subjectivation, following the norms of the PCN's in some periods. It was also observed that there is a higher rate of research produced in the South, Southeast, and Midwest regions in relation to the North and Northeast, in addition to the fact that the schools with more productions that fit the criteria of this article were those in the public sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 40 (2023), p. 21-42pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRewritingen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectParâmetros curriculares nacionais : Brasilpt_BR
dc.subjectLinguistic historiographyen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleAnálise histórico-linguística e social de pesquisas brasileiras sobre a definição da reescrita no contexto do ensino médio entre 1998 e 2018pt_BR
dc.title.alternativeHistorical-linguistical ande social analysis of Brazilian researchs on definition of rewriting in High School between 1998 and 2018 en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001189015pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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