Frestas : laboratórios de estudos para espreitar por dentro
dc.contributor.advisor | Santos, Maria Ivone dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Luiza Helena Hoppe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T03:24:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/268056 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em Frestas: laboratórios de estudos para espreitar por dentro, busco investigar a poética que envolve o ato de olhar através de um buraco. Estruturo acerca do olhar sensível e atento, a percepção de mundo por meio de brechas e fissuras que encontramos no nosso cotidiano. Investigo a forma com que uma obra é capaz de devolver o olhar, imprimindo em nós significados pessoais. Partindo de laboratórios envolvendo a criação de caixas de diferentes materiais e tamanhos, como gesso, madeira e fibra de vidro, articulo as noções de vazio, impressão do corpo, memória afetiva e o olhar tátil. Nesse processo, traço um diálogo com os métodos artísticos de Anna Maria Maiolino, Marcel Duchamp, Gordon Matta-Clark, Pascal Convert e Louise Bourgeois e as contribuições teóricas de Georges Didi-Huberman, Juhani Pallasmaa, Gaston Bachelard e Adauto Novaes, cujas reflexões igualmente exploram questões relacionadas ao olhar, corporeidade, materialidade e seus desdobramentos na arte. | pt_BR |
dc.description.abstract | In Frestas: Laboratories of Studies for Peering Inside, I aim to investigate the poetics surrounding the act of looking through a hole. I structure my study around the sensitive and attentive gaze, perceiving the world through gaps and fissures we encounter in our daily lives. I explore how an artwork can return the gaze, imprinting personal meanings upon us. Starting with laboratories involving the creation of boxes made from different materials and sizes, such as plaster, wood, and fiberglass, I articulate notions of emptiness, the impression of body, emotional memory, and tactile vision. Throughout this process, I engage in a dialogue with the artistic methods of Anna Maria Maiolino, Marcel Duchamp, Gordon Matta-Clark, Pascal Convert, and Louise Bourgeois, as well as the theoretical contributions of Georges Didi-Huberman, Juhani Pallasmaa, Gaston Bachelard, and Adauto Novaes, whose reflections similarly delve into questions related to sight, corporeality, materiality, and their implications in art. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Art | en |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | Sculpture | en |
dc.subject | Olhar : Arte | pt_BR |
dc.subject | Peephole | en |
dc.subject | Box | en |
dc.subject | Gaze | en |
dc.title | Frestas : laboratórios de estudos para espreitar por dentro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001188966 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)