Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Maria Ivone dospt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Luiza Helena Hoppept_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T03:24:53Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268056pt_BR
dc.description.abstractEm Frestas: laboratórios de estudos para espreitar por dentro, busco investigar a poética que envolve o ato de olhar através de um buraco. Estruturo acerca do olhar sensível e atento, a percepção de mundo por meio de brechas e fissuras que encontramos no nosso cotidiano. Investigo a forma com que uma obra é capaz de devolver o olhar, imprimindo em nós significados pessoais. Partindo de laboratórios envolvendo a criação de caixas de diferentes materiais e tamanhos, como gesso, madeira e fibra de vidro, articulo as noções de vazio, impressão do corpo, memória afetiva e o olhar tátil. Nesse processo, traço um diálogo com os métodos artísticos de Anna Maria Maiolino, Marcel Duchamp, Gordon Matta-Clark, Pascal Convert e Louise Bourgeois e as contribuições teóricas de Georges Didi-Huberman, Juhani Pallasmaa, Gaston Bachelard e Adauto Novaes, cujas reflexões igualmente exploram questões relacionadas ao olhar, corporeidade, materialidade e seus desdobramentos na arte.pt_BR
dc.description.abstractIn Frestas: Laboratories of Studies for Peering Inside, I aim to investigate the poetics surrounding the act of looking through a hole. I structure my study around the sensitive and attentive gaze, perceiving the world through gaps and fissures we encounter in our daily lives. I explore how an artwork can return the gaze, imprinting personal meanings upon us. Starting with laboratories involving the creation of boxes made from different materials and sizes, such as plaster, wood, and fiberglass, I articulate notions of emptiness, the impression of body, emotional memory, and tactile vision. Throughout this process, I engage in a dialogue with the artistic methods of Anna Maria Maiolino, Marcel Duchamp, Gordon Matta-Clark, Pascal Convert, and Louise Bourgeois, as well as the theoretical contributions of Georges Didi-Huberman, Juhani Pallasmaa, Gaston Bachelard, and Adauto Novaes, whose reflections similarly delve into questions related to sight, corporeality, materiality, and their implications in art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArten
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectSculptureen
dc.subjectOlhar : Artept_BR
dc.subjectPeepholeen
dc.subjectBoxen
dc.subjectGazeen
dc.titleFrestas : laboratórios de estudos para espreitar por dentropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188966pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples