Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorSiminovich, Denispt_BR
dc.date.accessioned2023-12-02T03:24:19Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267893pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe lançar questões e inquietações teóricas em torno da bricolagem no ensino da arte, práticas e conceitos no campo ampliado das Artes Visuais. O trabalho desenvolve os percursos de instauração de objetos artístico-educativos norteados pela bricolagem. A pesquisa propõe lançar questões teóricas em torno da infância via imagens que a representam na arte e no mundo atual, problematizando a aprendizagem em tempos de uma cultura digital, cybercultura, pensando a sobrepujança das imagens circulando na Internet. Para tanto, parte da bricolagem como método de pesquisa transdisciplinar no ensino da arte, criando materiais didáticos de ensino-aprendizagens pelo artista-professor. Discute alguns aspectos quanto ao uso de tecnologias digitais, dispositivos móveis (computadores portáteis), na infância e a disseminação de suas imagens nas redes sociais. Ao investigar imagens na internet, redes sociais, reels e no cotidiano, apropria-se e fotografa-se digitalmente restos e fragmentos destas imagens de modo a se reunir e mixar este material. Por meio de software de edição compõe-se as imagens educativas que o presente trabalho, multirreferencial, discute. Processos artístico-educativos híbridos advindos de produções autorais em poéticas visuais constituem objetos artístistico-pedagógicos, bricolagens educativas, materiais didáticos realizados por meio procedimentos da fotografia, fotocolagens digitais (remixagens), colagem, desenho e pintura que instauram um OBJETO-Caixa que contém: 1.a) desenhos ; b) fotocolagens digitais realizados a partir de imagens e fragmentos de cenas videográficas da infância difundidas nas redes sociais, imagens autoreferenciais (fotografias digitais do litoral brasileiro, conchas) e ornamentos; 1.c) Questões Propositivas; 1.d) objeto SEUSUNGA - um objeto sensorial (dispositivo móvel de papelão) criado e utilizado para a prática educativa em Estágio Fundamental. O intuito é mostrar como distintas práticas em campos artísticos e comunicacionais, uma vez integradas, fundam o desenvolvimento textual e artístico aqui apresentado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.subjectBricolagem : Artept_BR
dc.titleBricolarium pixelis : material artístico-educativo para infânciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188748pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples