Cibachromes de Gordon Matta-Clark collage ou o interminável trabalho do corte
Fecha
2023Autor
Otro título
Cibachromes by Gordon Matta-Clark collage or the endless work of cutting
Materia
Resumo
A obra de Gordon Matta-Clark (1943-1978), artista norte-americano, apresenta uma sintaxe fortemente marcada pelo corte. O corte, um dos procedimentos da collage, se transforma também em conceito operatório neste ensaio para demonstrar que, através dele, a construção passa também pela destruição. Para isso, a reflexão aqui tem como interesse as fotocollages ampliadas em Cibachromes, técnica utilizada pelo artista que marcam o gesto do corte num processo contínuo de reconstrução: o corte que ante ...
A obra de Gordon Matta-Clark (1943-1978), artista norte-americano, apresenta uma sintaxe fortemente marcada pelo corte. O corte, um dos procedimentos da collage, se transforma também em conceito operatório neste ensaio para demonstrar que, através dele, a construção passa também pela destruição. Para isso, a reflexão aqui tem como interesse as fotocollages ampliadas em Cibachromes, técnica utilizada pelo artista que marcam o gesto do corte num processo contínuo de reconstrução: o corte que antecede a ação sobre edificações abandonadas prestes a serem demolidas até o corte do corte na collage. Seria o cibachrome como desdobramentos das ações de Gordon Matta-Clark o trabalho interminável do processo de collage? ...
Abstract
The work of Gordon Matta-Clark (1943-1978), an American artist, presents a syntax strongly marked by cutting. Cutting, one of the collage procedures, is also transformed into an operative concept in this essay to demonstrate that, through it, construction also passes through destruction. For this, the reflection here is interested in the enlarged photocollages in Cibachromes, a technique used by the artist that marks the gesture of cutting in a continuous process of reconstruction. The cut that ...
The work of Gordon Matta-Clark (1943-1978), an American artist, presents a syntax strongly marked by cutting. Cutting, one of the collage procedures, is also transformed into an operative concept in this essay to demonstrate that, through it, construction also passes through destruction. For this, the reflection here is interested in the enlarged photocollages in Cibachromes, a technique used by the artist that marks the gesture of cutting in a continuous process of reconstruction. The cut that precedes the action on abandoned buildings about to be demolished until the cut of the cut in the collage. Would cibachrome as a result of Gordon Matta-Clark’s actions be the never-ending work of the collage? ...
En
Pixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 7, n.27(2023), p. 138-155
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