Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Flavya Mutranpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Henrique Pasqualpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T03:23:41Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267736pt_BR
dc.description.abstractUm quadro negro em branco remete a uma discussão cerca das contradições enfrentadas na construção de uma prática em educação que seja capaz de valorizar a diversidade de culturas encontradas em nossa sociedade. Dentro desta proposta será investigado o conceito de pluriversalidade proposto por Mogobe Ramose (2011) como caminho para a quebra da perspectiva de universalidade abstrata imposta pela influência da cultura ocidental alçada pela modernidade. A pluriversalidade, como conceito filosófico, representa uma visão de mundo que reconhece a diversidade de perspectivas culturais, históricas e epistemológicas como legítimas e igualmente valiosas. Explorando estes conceitos será feita uma discussão cerca da concepção estrutural do racismo e os desafios encontrados na construção de uma pratica no ensino de arte frente a estes dilemas institucionais. Levando em conta as lutas do Movimento Negro, serão abordados alguns aspectos legais referentes a lei 10639/2003 e a implementação de uma pedagogia pluriversal como forma de combate as discriminações e celebração das pluralidades constituintes de nossa cultura.pt_BR
dc.description.abstractA blank blackboard refers to a discussion about the contradictions faced in the construction of an educational practice that is capable of valuing the diversity of cultures found in our society. Within this proposal we will investigate the concept of pluriversality proposed by Mogobe Ramose (2011) as a way to break the perspective of abstract universality imposed by the influence of Western culture influenced by modernity. Pluriversality, as a philosophical concept, represents a worldview that recognizes the diversity of cultural, historical and epistemological perspectives as legitimate and equally valuable. Exploring these concepts, a discussion will be made about the structural conception of racism and the challenges encountered in building a practice in art teaching in face of these institutional dilemmas. Taking into account the struggles of the Black Movement, some legal aspects will be addressed regarding law 10639/2003 and the implementation of a pluriversal pedagogy as a way of combating discrimination and celebrating the pluralities that make up our culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRamose, Mogobe Bpt_BR
dc.subjectPluriversalityen
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.subjectArt teachingen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectCultural diversityen
dc.titleUm quadro negro em branco : contradições e desafios na construção de um ensino de arte pluriversapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188541pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples