Cursos online de marketing digital : fatores motivadores e inibidores para compra e consumo
dc.contributor.advisor | Santos, Cristiane Pizzutti dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Bastos, Breno Corrêa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T03:34:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/267511 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso busca identificar os fatores motivadores e inibidores da compra de cursos online de marketing digital por estudantes universitários. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi necessário entender o comportamento atual de compra dos consumidores de cursos online de marketing digital, assim levantando o que era motivadores, inibidores, fatores relevantes e se consumiam o curso após a compra. Primeiro, realizou-se uma pesquisa em profundidade com compradores de cursos online de marketing digital e pessoas que não haviam comprado, mas eram entusiastas da área. Visando entender mais desses consumidores e quais eram os principais fatores que os faziam comprar ou não, vimos que muitos dos compradores tinham o desenvolvimento profissional e pessoal como objetivo, além de estarem muito abertos a comprar mais de um curso para isso. Buscando entender como se dava o processo de consumo do curso vimos que a criação de uma rotina por parte do comprador acaba sendo primordial para a finalização do curso. Em seguida, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de um questionário online com estudantes universitários de Porto Alegre, para validar as ideias levantadas na etapa anterior. Nesta etapa validamos algumas informações já identificadas na etapa anterior, na qual o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes são os maiores motivadores que esse público possui para compra desses cursos. Além disso, o conteúdo do curso foi o fator mais importante para os estudantes, reforçando que eles buscam um desenvolvimento onde há um conteúdo bem estruturado. Por outro lado, tanto compradores de curso quanto os não compradores mostraram-se sensíveis aos preços dos cursos, assim o principal inibidor visto em ambos os grupos foi o preço do curso, além da falta de tempo para ver aquele conteúdo. Por fim, o fato de ser um modelo de ensino novo, vem recebendo destaque por conseguir entregar o desenvolvimento em uma área que, muitas vezes, universidades deixam a desejar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This course completion work seeks to identify the motivating and inhibiting factors for the purchase of online digital marketing courses by university students. To achieve the objective of the research, it was necessary to understand the current buying behavior of consumers of online digital marketing courses, thus raising what were motivators, inhibitors, relevant factors and whether they consumed the course after purchase. First, an in-depth survey was carried out with buyers of online digital marketing courses and people who had not purchased them, but were enthusiasts of the area. Aiming to understand more about these consumers and what were the main factors that made them buy or not, we saw that many of the buyers had professional and personal development as their objective, in addition to being very open to buying more than one course for this purpose. Seeking to understand how the process of consumption of the course took place, we saw that the creation of a routine by the buyer ends up being essential for the completion of the course. Then, a quantitative research was carried out, through an online questionnaire with university students from Porto Alegre, to validate the ideas raised in the previous step. In this step, we validate some information already identified in the previous step, in which the professional and personal development of students are the biggest motivators that the public has for purchasing these courses. In addition, the course content was the most important factor for students, reinforcing that they seek development where there is well-structured content. On the other hand, both course buyers and non-course buyers were sensitive to course prices, so the main inhibitor seen in both groups was the course price, in addition to the lack of time to view that content. Finally, the fact that it is a new teaching model has been highlighted for being able to deliver development in an area that universities often leave something to be desired. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Marketing digital | pt_BR |
dc.subject | Consumer behavior | en |
dc.subject | motivators and inhibitors | en |
dc.subject | Treinamento profissional | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Online courses | en |
dc.subject | Digital marketing courses | en |
dc.subject | Decisão de compra | pt_BR |
dc.subject | Cursos | pt_BR |
dc.title | Cursos online de marketing digital : fatores motivadores e inibidores para compra e consumo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177988 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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