Punho cerrado : o ativismo esportivo e a resistência negra no futebol como um recurso didático e lúdico antirracista
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho trata-se do desenvolvimento de um material didático lúdico antirracista baseado na História Social do Futebol, sobretudo o brasileiro, e no ativismo esportivo e resistências dos/das jogadores/as de futebol. Este trabalho adota, como metodologia, o princípio das metodologias ativas e a estratégia de gamificação. Para além do material em si, três atividades foram desenvolvidas para uma sequência didática, sendo a soma destas tarefas, pontuadas de 0 a 3, tal qual como no Campeo ...
O presente trabalho trata-se do desenvolvimento de um material didático lúdico antirracista baseado na História Social do Futebol, sobretudo o brasileiro, e no ativismo esportivo e resistências dos/das jogadores/as de futebol. Este trabalho adota, como metodologia, o princípio das metodologias ativas e a estratégia de gamificação. Para além do material em si, três atividades foram desenvolvidas para uma sequência didática, sendo a soma destas tarefas, pontuadas de 0 a 3, tal qual como no Campeonato Brasileiro, formarem a Taça Leônidas da Silva. Entre estas atividades estão a 1) Respeite as minhas cores, para a confecção de escudos, camisas, bandeira, etc com base nos times da Liga da Canela preta; 2) o jogo de tabuleiro Cabecea(dores), que traz situações de racismo e antirracismo no futebol; 3) Mesa redonda, que compreende um debate sobre o racismo estrutural. Este trabalho visa contribuir para a promoção de novas formas de ensino de Sociologia e de combate, através da Educação, do racismo estrutural. ...
Abstract
This project focuses on developing an educational, anti-racist, and playful material based on the Social History of Football, particularly in Brazil, and the sports activism and resistance of football players. The methodology employed in this work follows the principles of active methodologies and uses gamification strategies. In addition to the material itself, three activities were designed for a didactic sequence, and the sum of these tasks, scored from 0 to 3, akin to the Brazilian Champion ...
This project focuses on developing an educational, anti-racist, and playful material based on the Social History of Football, particularly in Brazil, and the sports activism and resistance of football players. The methodology employed in this work follows the principles of active methodologies and uses gamification strategies. In addition to the material itself, three activities were designed for a didactic sequence, and the sum of these tasks, scored from 0 to 3, akin to the Brazilian Championship, forms the "Taça Leônidas da Silva." These activities include: 1) "Respeite as minhas cores" (Respect My Colors): Involves creating shields, jerseys, flags, etc., based on the teams of the "Liga da Canela preta" (Black Shin League), 2) "Cabecea(dores)" Board Game: Introduces situations related to racism and anti-racism in football; 3) "Mesa Redonda", Roundtable Discussion: Engages in a debate on structural racism. The goal of this project is to contribute to promoting new ways of teaching Sociology and combating structural racism through education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License