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dc.contributor.advisorKang, Thomas Hyeonopt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Maurício Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-11-11T03:25:59Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267050pt_BR
dc.description.abstractA expansão do nível educacional é relatada em países desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil. Diante desse cenário, é importante avaliar como está sendo alocada a mão de obra que está sendo formada, pois distorções alocativas, como a sobre-educação, podem ocorrer no mercado de trabalho. A incidência de sobre-educação é um fenômeno que afeta os indivíduos, firmas e o bem-estar da economia. Um indivíduo é considerado sobre-educado quando seu nível de educação formal, ou experiência adquirida em termos de treinamento, é superior ao requerido pelo posto de trabalho. De forma contrária, a subeducação ocorre quando esse nível é inferior ao demandado pelo posto de trabalho. Em virtude do processo de expansão do nível educacional, a ocorrência de sobre-educação pode ser considerada um problema, pois pode significar o desperdício de recursos humanos e financeiros investidos em termos de educação no Brasil. A incidência de sobre-educação no Brasil pode estar relacionada à má qualidade de ensino. Nesse trabalho, é analisada a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho brasileiro e como essa incidência pode ser explicada de acordo com as correntes teóricas presentes na literatura estrangeira e nacional. As estimativas de incidência de sobre-educação, entre 1999-2016, variam entre 17,3% e 34,2% no mercado de trabalho brasileiro. Em linhas gerais, predomina a noção de que a incidência de sobre-educação é maior entre os mais jovens, é maior a probabilidade de incidir em mulheres do que em relação aos homens e que tem presença marcante nas regiões mais desenvolvidas do país.pt_BR
dc.description.abstractThe expansion of the educational level seen in developed and emergent countries, including Brazil. In front of such a scenario, it is important to evaluate how the working force being created is allocated, once distortions in allocation (as overeducation) can occur in the labor market. The incidence of overeducation is a phenomenon that affects individuals, companies and well-being of the economy. An individual is considered overeducated when his level of formal education, or experience acquired through training, is superior to what is required by his job position. On the other hand, undereducation happens when his level is inferior to the demand of the job. Due to the expansion of the educational level, the occurrence of overeducation can be a problem, once it can mean a waste of human and financial resources applied to the education in Brazil. The incidence of overeducation in Brazil can be related to the bad quality of education. In this work, the incidence of overeducation in the brazilian labor market is analysed and how this reality can be explained accordingly with the theoretical currents found in national and foreign literature. The estimates of overeducation in brazilian labor, in between 1999 and 2016, vary among 17,3% and 34,2%. In general, prevails the notion that overeducation is more common with the young, having a higher incidence among women than men, and a more remarkable presence in the better developed regions of the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOvereducationen
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectUndereducationen
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEconomics of educationen
dc.subjectMisallocationen
dc.titleSobre-educação : uma revisão de literatura sobre o caso brasileiropt_BR
dc.title.alternativeOvereducation : a review of the literature about the brazilian caseen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001187580pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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