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dc.contributor.advisorFlorissi, Stefanopt_BR
dc.contributor.authorUriarte, João Vicentept_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T03:20:41Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266872pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo analisar a organização da estrutura da indústria de música gravada e dos fluxos econômicos presentes nela. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de obras de economistas e outros pesquisadores da área. Em um primeiro momento há a apresentação do arcabouço histórico e teórico relacionando esta indústria com a teoria microeconômica e a economia criativa. Após, é explicado como ocorreu a transformação da indústria tradicional para uma indústria digital, moldada a partir do desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas. O próximo capítulo demonstra a estruturação do mercado que as principais firmas fazem parte, bem como a organização da cadeia produtiva e os processos de valor que ocorrem nela. Por fim, são expostos alguns dos fluxos econômicos que ocorrem entre os principais atores dessa indústria com um enfoque para os ganhos dos artistas. O estudo conclui que a indústria musical é um oligopólio com alta concentração de mercado. A chegada dos meios digitais abalou as estruturas da criação, produção e distribuição de música, culminando nos serviços de streaming como principais canais de acesso à música nos dias atuais. A distribuição das receitas advindas desses serviços, no entanto, permanece sendo um assunto a ser debatido devido à falta de clareza e às proporções desiguais.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the organization of the recorded music industry structure and the economic flows within it. The methodology used was a literature review of works by economists and other researchers in the field. Initially, there is a presentation of the historical and theoretical framework, relating this industry to microeconomic theory and creative economy. Afterward, it explains how the transformation from a traditional industry to a digital one took place, shaped by technological development in recent decades. The next chapter shows the market structuring that the main firms are part of, as well as the organization of the production chain and the value processes that occur within it. Finally, some of the economic flows that occur between the main players in this industry are presented, with a focus on the earnings of the artists. The study concludes that the music industry is an oligopoly with a high market concentration. The advent of digital means shook the structures of music creation, production, and distribution, culminating in streaming services as the main channels of music access today. The distribution of revenues from these services, however, remains a topic of debate due to a lack of clarity and unequal proportions."en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústria da músicapt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectRecorded music industryen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectStreamingen
dc.subjectProduction chainen
dc.subjectRevenue flowsen
dc.titleA era digital : uma análise da organização da estrutura e dos fluxos econômicos da indústria de música gravadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001187418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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