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dc.contributor.advisorKang, Thomas Hyeonopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Kevin Veigapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T03:19:39Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266810pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre mobilidade intergeracional educacional no Brasil. A presente revisão, tipificada como narrativa de acordo com a abordagem de Rother (2007), foi realizada por meio da utilização de bancos de dados científicos reconhecidos como: Scielo, Google Acadêmico, Repositório Ipea e de alguns periódicos nacionais de destaque. Além disso, parte da metodologia empregada foi à busca dos artigos com referências diretas a Ferreira e Veloso (2003), um dos principais marcos da literatura. O tema geral do trabalho aborda a relação da persistência educacional dos pais em relação ao nível de educação dos seus respectivos filhos. A maior parte dos estudos se concentra no período entre as PNADs de 1996 e 2014. Os resultados demonstram diminuição do grau de persistência, ou seja, cada vez menos a influência da educação dos pais tem relevância em relação a educação de seus progenitores. Compara-se esses resultados em países desenvolvidos como Estados Unidos, Itália, Suécia, com países da América Latina, como Brasil, Chile, Peru. O trabalho também apresenta as estimativas de grau de persistência intergeracional para o Brasil e suas principais metrópoles, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras. Apresentam-se conjuntamente as estimativas de persistência intergeracional de educação para migrantes, cuja maioria deixou o Nordeste para chegar ao Sudeste.pt_BR
dc.description.abstractThis article is a systematic review of national and international literature on intergenerational educational mobility in Brazil. This review, typified as a narrative according to Rother's (2007) approach, was carried out using recognized scientific databases such as: Scielo, Google Scholar, Ipea Repository and some prominent national journals. In addition, part of the methodology employed was the search for articles with direct references to Ferreira and Veloso (2003), one of the main landmarks in the Brazilian literature. The general theme of the work addresses the relationship between parents' educational persistence and the level of education of their respective children. Most studies concentrate on the period between the 1996 and 2014 PNADs. The results show a decrease in the degree of persistence, that is, the influence of parental education is less and less relevant in relation to the education of their children. These results are for compared in developed countries such as the United States, Italy, Sweden, and also, with Latin American countries, such as Brazil, Chile, Peru. The study also presents estimates of the degree of intergenerational persistence for Brazil and its main metropolises, such as Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, among others. The article also presents estimates for internal migrants, who mostly left the Northeast to reach the Southeast.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMobilityen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectIntergenerationalen
dc.titleMobilidade intergeracional educacional no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeIntergenerational educational mobility in Brazil en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001187526pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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