Dupla jornada de trabalho das mães trabalhadoras da Escola de Administração da UFRGS : as estratégias junto a rede de apoio na pandemia Covid-19.
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A dupla jornada das mulheres/mães entre o trabalho, lar e família mostra o quanto a desigualdade de gênero presente na sociedade é um dos pilares da vulnerabilidade das mulheres no mercado de trabalho. E, durante a pandemia, tal situação piorou, pois se criou mais barreiras para as mulheres e mães, com escolas e creches fechadas, trabalhando em casa ou perdendo o emprego. O trabalho proposto teve como objetivo analisar as condições, restrições e estratégias das mães de crianças (filhos menores ...
A dupla jornada das mulheres/mães entre o trabalho, lar e família mostra o quanto a desigualdade de gênero presente na sociedade é um dos pilares da vulnerabilidade das mulheres no mercado de trabalho. E, durante a pandemia, tal situação piorou, pois se criou mais barreiras para as mulheres e mães, com escolas e creches fechadas, trabalhando em casa ou perdendo o emprego. O trabalho proposto teve como objetivo analisar as condições, restrições e estratégias das mães de crianças (filhos menores de 12) trabalhadoras da Escola de Administração da UFRGS (professoras, Técnicas Administrativas e Terceirizadas) no desenvolvimento de suas atividades laborais no tempo de pandemia COVID-19. Foi realizada uma abordagem de pesquisa qualitativa de análise de conteúdo e com técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista. Cinco mulheres aceitaram participar desta pesquisa, dentre o universo de 6 professoras, 1 técnica e 6 funcionárias terceirizadas. Conforme o referencial teórico, foram criadas cincos principais categorias: (1) O trabalho e a vida doméstica antes da pandemia; (2) As redes de apoio públicas e sociais utilizadas normalmente; (3) como a pandemia afetou o trabalho doméstico e laboral dessas mulheres mães; (4) Redes de apoio Pública e de solidariedade utilizadas na Pandemia e suas importâncias; (5) os ideiais para dessas Redes na visão delas. Todas as participantes declararam problemas com a falta do apoio da rede pública e que algumas se valeram das redes sociais de apoio durante a pandemia. ...
Abstract
The double shift of women/mothers between work, home and family shows how much the gender inequality present in society is one of the pillars of women's vulnerability in the labour market. And, during the pandemic, such situation worsened, as more barriers were created for women and mothers, with schools and day care centres closed, working at home or losing their jobs. The proposed work aimed to analyze the conditions, restrictions and strategies of mothers of children (children under 12) work ...
The double shift of women/mothers between work, home and family shows how much the gender inequality present in society is one of the pillars of women's vulnerability in the labour market. And, during the pandemic, such situation worsened, as more barriers were created for women and mothers, with schools and day care centres closed, working at home or losing their jobs. The proposed work aimed to analyze the conditions, restrictions and strategies of mothers of children (children under 12) working at the School of Administration of the UFRGS (teachers, Administrative Technicians and Outsourced) in the development of their work activities at the time of the COVID-19 pandemic. A qualitative research approach was carried out using content analysis and bibliographic, documental and interview research techniques. Five women agreed to participate in this research, among the universe of 6 female teachers, 1 female technicians and 6 female outsourced employees. According to the theoretical framework, five main categories were created: (1) Work and domestic life before the pandemic; (2) the public and social support networks normally used; (3) how the pandemic affected the domestic work and work of these women mothers; (4) public support and solidarity networks used in the pandemic and their importance; (5) the ideals for these networks in their view. All the participants declared problems with the lack of support from the public network and that some of them used the social networks of support during the pandemic. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Formação em Administração Pública e Social.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License