Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores-Pereira, Maria Terezapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Antonielle Braga dapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-07T03:22:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266698pt_BR
dc.description.abstractO presente TCC teve como objetivo compreender a psicodinâmica de jovens com dupla jornada – de trabalhador em turno integral e estudante de Administração – no contexto contemporâneo do mercado de trabalho. Nesse sentido, foi investigado a partir da teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours, as vivências de prazer e sofrimento e as estratégias defensivas que aparecem nos relatos desse público-alvo. Metodologicamente foi adotada uma abordagem qualitativa interpretativa, realizando nove entrevistas com pessoas nesse perfil. Na análise de resultados, foram construídas três categorias: sofrimento no trabalho, prazer no trabalho e o jovem que estuda e trabalha; utilizando tanto falas, quanto pilares da teoria. Como conclusão, constatou-se que a jornada de trabalhar e estudar, é árdua e exige resiliência, acarreta uma série de emoções prejudiciais para o indivíduo, mas também, vivências de prazer que enriquecem sua vida profissional e pessoal.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPsicodinâmica do trabalhopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectJornada de trabalhopt_BR
dc.titleA dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177982pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples