A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho
dc.contributor.advisor | Flores-Pereira, Maria Tereza | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Antonielle Braga da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T03:22:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/266698 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente TCC teve como objetivo compreender a psicodinâmica de jovens com dupla jornada – de trabalhador em turno integral e estudante de Administração – no contexto contemporâneo do mercado de trabalho. Nesse sentido, foi investigado a partir da teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours, as vivências de prazer e sofrimento e as estratégias defensivas que aparecem nos relatos desse público-alvo. Metodologicamente foi adotada uma abordagem qualitativa interpretativa, realizando nove entrevistas com pessoas nesse perfil. Na análise de resultados, foram construídas três categorias: sofrimento no trabalho, prazer no trabalho e o jovem que estuda e trabalha; utilizando tanto falas, quanto pilares da teoria. Como conclusão, constatou-se que a jornada de trabalhar e estudar, é árdua e exige resiliência, acarreta uma série de emoções prejudiciais para o indivíduo, mas também, vivências de prazer que enriquecem sua vida profissional e pessoal. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Psicodinâmica do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Jornada de trabalho | pt_BR |
dc.title | A dupla jornada de jovens que trabalham e estudam : um estudo a partir da psicodinâmica do trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177982 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Administração (3140)