Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorBehrends, Daniela Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-26T03:39:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266255pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste no desenvolvimento de um baralho psicoeducativo que auxilie no tratamento ou manejo da ansiedade em jovens-adultos. O presente relatório aborda as etapas do trabalho de conclusão conforme a metodologia proposta, o tema é contextualizado diante de sua problemática e tem sua escolha justificada para guiar uma solução para o problema de projeto identificado. São descritos os objetivos específicos que regem o objetivo principal de desenvolver um baralho que aborda conceitos de psicoeducação para auxiliar no manejo da ansiedade funcionando, assim, como suporte ou ferramenta para auxiliar no seu tratamento. Além disso, são fundamentados teoricamente os conceitos relevantes para a compreensão e entendimento da complexidade do tema. Para a realização do projeto foi proposta uma metodologia adaptada, visando contemplar de maneira mais completa as necessidades e desejos dos usuários. O levantamento de informações foi realizado com o público-alvo por meio de questionário e com especialistas atuantes na área de saúde mental por meio de entrevistas semiestruturadas, envolvendo resultados qualitativos sobre a temática. Também são abordados produtos similares no mercado com função terapêutica e/ou psicoeducativa, os quais foram analisados para elencar pontos fortes e fracos das diferentes propostas. A partir das informações coletadas, foi possível identificar as necessidades e desejos primordiais dos usuários com relação ao manejo da ansiedade, estes serão cuidadosamente transcritos em requisitos do projeto, essenciais para a futura materialização do trabalho. Na segunda etapa foi feita a estruturação das necessidades e desejos em requisitos de projeto alcançáveis, bem como a definição de um conceito, a ideação e seleção de alternativas, prototipagem simples e testes com usuários para a finalização do baralho como material gráfico auxiliar no manejo da ansiedade. Também foi feita uma breve avaliação do material pelos usuários, confirmando o material como auxiliar no tratamento e compreensão acerca da ansiedade, posto como ferramenta de autoconhecimento e auto descoberta com bom potencial de ser comercializado.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of developing a psychoeducational deck that helps in the treatment or management of anxiety in young adults. This report addresses the stages of the conclusion work according to the proposed methodology, the topic is contextualized in light of its problems and its choice is justified to guide a solution to the identified project problem. The specific objectives that govern the main objective of developing a deck that addresses psychoeducation concepts to assist in the management of anxiety are described, thus functioning as a support or tool to assist in its treatment. Furthermore, the relevant concepts for understanding the complexity of the topic are theoretically based. To carry out the project, an adapted methodology was proposed, aiming to more fully address the needs and desires of users. The information was collected with the target audience through a questionnaire and with specialists working in the field of mental health through semi-structured interviews, involving qualitative results on the topic. Similar products on the market with therapeutic and/or psychoeducational functions are also discussed, which were analyzed to list strengths and weaknesses of the different proposals. From the information collected, it was possible to identify the users' primary needs and desires in relation to anxiety management. These will be carefully transcribed into project requirements, essential for the future materialization of the work. In the second stage, the needs and desires were structured into achievable project requirements, as well as the definition of a concept, the ideation and selection of alternatives, simple prototyping and user testing to finalize the deck as an auxiliary graphic material in managing the anxiety. A brief evaluation of the material was also carried out by users, confirming the material as an aid in the treatment and understanding of anxiety, positioned as a tool for self-knowledge and self-discovery with good potential for being commercialized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsycho-educationen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectAnxietyen
dc.subjectSelf-careen
dc.titleBaralho psicoeducativo auxiliar no tratamento da ansiedade para jovens adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186461pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples