Look development : como ponto central metodológico da pipeline de CGI
dc.contributor.advisor | Perry, Gabriela Trindade | pt_BR |
dc.contributor.author | Novello, Giovana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T03:38:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/266231 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso foca na produção de imagens estáticas a partir de computação gráfica 3D - com ênfase na fase de Look Development - no intuito de compreender e adaptar processos de desenvolvimento que sejam mais adequados à realidade de equipes pequenas. Neste trabalho é feita uma análise das alternativas e facilidades advindas da constante evolução da computação gráfica, com o objetivo de propor um método para a pipeline de criação de imagens em 3D que possibilite a execução de projetos de alta qualidade, mesmo com poucos recursos, demonstrando como a preocupação com linguagem visual, atenção aos recursos disponíveis e entendimento dos limites projetuais pode contribuir para a criação de projetos qualificados. O desenvolvimento desse método, por sua vez, parte de princípios explorados por Catmull (2014) e Kleon (2012), reconhecidos por suas experiências no gerenciamento de projetos criativos. Os primeiros tópicos explorados por este trabalho englobam um estudo do universo da computação gráfica e como seus avanços mudaram o contexto atual da geração de imagens, assim como aprofunda algumas definições sobre a produção técnica através da análise de projetos que deram enfoque à etapa de Look Development. Em seguida, procura-se entender alguns dos aspectos que caracterizam a conjuntura brasileira de produção de imagens. Após definir o escopo do projeto, a execução do processo de produção é explanada, seguida de reflexões a partir desta experiência. Por fim, leva-se em consideração os aprendizados para definir uma nova estrutura metodológica contextualizada e centralizada na etapa de Look Development, adequada para projetos desenvolvidos por equipes enxutas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work focuses on the production of static images made with 3D computer graphics tools - with emphasis on the Look Development phase - in order to understand and adapt development processes that are more suited to the reality of small teams. This paper analyzes the alternatives and facilities arising from the constant evolution of computer graphics, aiming to propose a method for the 3D imaging pipeline that enables the execution of high quality projects, even with few resources, demonstrating how concern with visual language, attention to available resources and understanding of design boundaries can contribute to the creation of qualified projects. The development of this method is based on principles explored by Catmull (2014) and Kleon (2012), recognized for their experiences in managing creative projects. The first topics explored by this work include a study of the computer graphics universe and how its advances have changed the current context of imaging, as well as deepening some definitions about technical production through the analysis of projects that focused on the Look Development stage. Next, we seek to understand some of the aspects that characterize the Brazilian conjuncture of image production. After defining the scope of the project, the execution of the production process is explained, followed by reflections from this experience. Finally, we take into account the lessons learned to define a new methodological framework contextualized and centralized in the Look Development stage. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Look development | en |
dc.subject | CGI | pt_BR |
dc.subject | Computação gráfica | pt_BR |
dc.subject | Image production | en |
dc.subject | 3D Project methodology | en |
dc.subject | Project restrictions | en |
dc.title | Look development : como ponto central metodológico da pipeline de CGI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001186783 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design Visual | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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