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dc.contributor.advisorScherer, Fabiano de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Jéssica dospt_BR
dc.date.accessioned2023-10-26T03:38:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266223pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso retrata o desenvolvimento de um projeto gráfico de um livreto impresso sobre educação sexual focado para meninas pré-adolescentes. O propósito desse projeto é ajudar a desconstruir o tabu ainda que existe sobre o assunto e também propor uma solução possível para a distribuição nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros periféricos de Porto Alegre. Argumenta-se que a compreensão dos elementos verbais e não-verbais do layout de um livro possam proporcionar experiência mais afetiva de leitura. Por ser um projeto editorial, foi escolhida e adaptada a metodologia de Matté, a metodologia projetual para produtos gráfico-impressos, para guiar o desenvolvimento e execução do trabalho. A metodologia aplicada consiste pelas etapas: 1) Problematização; 2)Pesquisa; 3)Análise; 4) Definição; 5)Modelação Inicial; 6)Modelação Final; 7)Normalização; e 8) Supervisão; Realização-se uma pesquisa de fundamentação teórica, onde engloba assuntos como tabu e a importância da educação em sexualidade, a responsabilidade social do designer, conceitos sobre design editorial, diferenças entre livretos, cartilhas e guias para saúde e o design informação em cartilhas de saúde. Ocorreram entrevistas qualitativas com profissionais da área da saúde, educação e design editorial para identificar as necessidades do público, a hierarquia de conteúdo a seguir no livreto e aspectos sobre pré-impressão e impressão. Com a análise de similares e os resultados das entrevistas foi possível obter-se o embasamento necessário para o desenvolvimento do projeto e definição da hierarquia de conteúdo. Desenvolveu-se geração de alternativas para o livreto, compreendendo itens projetuais como materiais e acabamento, naming, tipografia, paleta de cores, ilustrações e grafismos. Foi verificado e selecionado as alternativas mais apropriadas, a partir de sua adequação às necessidades previamente elencadas. Foi elaborado um modelo final e levado a testes com especialistas da área da saúde, educação e design editorial a fim de analisar os elementos verbais e não-verbais do layout e validar se o projeto gráfico cumpre com as diretrizes do projeto elencadas. O livreto possui no total 32 páginas, e contém elementos visuais que o tornam mais atraente ao público alvo, com um conteúdo claro, sucinto e atualizado e que tenha espaços para interação com leitor por parte da escrita. Para tanto, reúnem-se informações quanto às necessidades e problemas no que tange a materiais sobre saúde feminina, relevante para um futuro mais desconstruído sobre educação sexual no país.pt_BR
dc.description.abstractThis Final Year Project depicts the development of a graphic design for a printed booklet on sex education focused on pre-adolescent girls. The purpose of this project is to help deconstruct the taboo that still exists on the subject and also to propose a possible solution for distribution in Basic Health Units in the peripheral neighborhoods of Porto Alegre. It is argued that understanding the verbal and non-verbal elements of a book's layout can provide a more affective reading experience. As it is an editorial project, Matté's methodology, the design methodology for graphic-printed products, was chosen and adapted to guide the development and execution of the work. The methodology applied consists of the following steps: 1) Problematization; 2)Research; 3)Analysis; 4) Definition; 5)Initial Modeling; 6)Final Modeling; 7)Standardization; and 8) Supervision; A theoretical research was carried out, which encompasses subjects such as taboos and the importance of sexuality education, the social responsibility of the designer, concepts about editorial design, differences between booklets, booklets and guides for health and information design in health booklets. Qualitative interviews took place with professionals in the areas of health, education and editorial design to identify the needs of the public, the hierarchy of content to be followed in the booklet and aspects about pre-press and printing. With the analysis of similar data and the results of the interviews, it was possible to obtain the necessary basis for developing the project and defining the content hierarchy. A generation of alternatives for the booklet was developed, comprising design items such as materials and finishing, naming, typography, color palette, illustrations and graphics. The most appropriate alternatives were verified and selected, based on their suitability to the previously listed needs. A final model was created and tested with experts in the areas of health, education and editorial design in order to analyze the verbal and non-verbal elements of the layout and validate whether the graphic design complies with the project guidelines listed. The booklet has a total of 32 pages, and contains visual elements that make it more attractive to the target audienceen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexual educationen
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectPre-adolescenceen
dc.subjectEditorial designen
dc.titleProjeto gráfico de livreto impresso sobre educação sexual para meninas pré-adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186644pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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