Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCopé, Silvia Moehleckept_BR
dc.contributor.authorBack, João Vinícius Chiesapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-21T03:43:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266172pt_BR
dc.description.abstractA presente proposta de intervenção pauta-se pela extroversão do patrimônio arqueológico do Museu Universitário de Arqueologia e Etnologia da UFRGS (MUAE/UFRGS) por meio da criação e utilização de simulações digitais 3D de artefatos arqueológicos assinaláveis à História Antiga da América Meridional (no que atualmente configura-se como território do Rio Grande do Sul – Brasil), em realidade aumentada. Destaca a história da formação do acervo arqueológico e etnográfico do museu e experiências teóricas e práticas prévias vinculadas à Arqueologia Digital, bem como exposições de conceitos ligados a ela. Ainda, evidencia os passos necessários à criação das simulações digitais interativas. Por fim, com uma produção de História Pública direcionada à extroversão de parte do acervo arqueológico do museu – seis artefatos atribuíveis aos povos originários de distintas regiões do contexto citado de períodos anteriores à invasão europeia – mostra usos potenciais da Realidade Aumentada Móvel, a partir de discussões trazidas pela História, Museologia e Arqueologia –, adentrando à ciberarqueologia e às humanidades digitais de modo mais amplo.pt_BR
dc.description.abstractThe present proposal is based on the extroversion of the archaeological heritage of the University Museum of Archaeology and Ethnology at Federal University of Rio Grande do Sul (MUAE/UFRGS) through the creation and use of 3D digital simulations of archaeological artifacts related to the Ancient History of South America (Rio Grande do Sul, Brazil) in augmented reality. It highlights the history of the formation of the archaeological and ethnographic collection of the museum, as well as previous theoretical and practical experiences related to Digital Archaeology. The paper also discusses concepts related to it and emphasizes the necessary steps for the creation of 3D interactive digital simulations. Finally, it showcases potential uses of Mobile Augmented Reality, through a Public History product aimed at the dissemination of part of the museum's archaeological collection (six artifacts attributable to indigenous peoples from different regions of the mentioned context from periods prior to the European invasion), and explores discussions carried out by History, Museology, and Archaeology, delving into cyber-archaeology and digital humanities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPatrimônio arqueológicopt_BR
dc.subjectBrazilian archeologyen
dc.subjectDigital archaeologyen
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectArtefato arqueológicopt_BR
dc.subjectMusealization of archaeological heritageen
dc.subjectArqueologia : Brasilpt_BR
dc.subjectAugmented realityen
dc.subjectDigital humanitiesen
dc.titleÀs pessoas e à história antiga da América meridional indígena : arqueologia digital e realidade aumentada em uma proposta de extroversão do patrimônio arqueológico do Museu Universitário de Arqueologia e Etnologia (MUAE/UFRGS )pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171261pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples