Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPozzi, Marion Diverio Fariapt_BR
dc.contributor.authorPeres, Sandra Cristina Schererpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-21T03:42:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266148pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata do desenvolvimento de um mobiliário para um mini atelier destinado a escolas públicas de educação infantil brasileiras considerando os aspectos da abordagem humanista criada por Loris Malaguzzi, na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Por meio de um referencial teórico, normativas, pesquisa com educadoras e análise de produtos similares foram levantadas questões pertinentes ao desenvolvimento pedagógico da criança, suas necessidades, interesses e desafios. A pesquisa tem a contribuição de estudos da área do Design Cenográfico, referente à dinâmica cênica, que emprega elementos produzidos em materiais leves e que se caracterizam por sua multifuncionalidade e mobilidade. As metodologias aplicadas foram o Design Centrado no Humano da IDEO, que tem um olhar direcionado ao entendimento da criança e da abordagem, e o Ecodesign, de Elizabeth Platcheck, que visa o mobiliário, em uma perspectiva mais técnica e sustentável. A partir do projeto conceitual que trouxe como tema a simplicidade da criança foi iniciado o processo de geração de alternativas, seguido de um refinamento para três novas soluções. A alternativa selecionada apresenta a modelagem 3D, o modelo físico e o detalhamento técnico de um mobiliário multifuncional para as práticas preconizadas pela abordagem italiana, com mobilidade para utilização tanto em ambientes internos, como externos da escola infantil.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) deals with the development of furniture for a mini atelier for Brazilian public schools of early childhood education, considering aspects of the humanist approach created by Loris Malaguzzi, in the city of Reggio Emilia, Italy. By means of a theoretical framework, regulations, research with an educator and analysis of similar products, questions related to the pedagogical development of children, their needs, interests and challenges were raised. The research has the contribution of studies in the area of Scenographic Design, referring to the scenic dynamics, which uses elements produced in light materials and which are characterized by their multifunctionality and mobility. The methodologies applied were IDEO's Human-Centered Design, which focuses on understanding the child and the approach, and Elizabeth Platcheck's Ecodesign, which focuses on furniture from a more technical and sustainable perspective. From the conceptual project that has as its theme the simplicity of the child, the process of generating alternatives was started, followed by a refinement for three new solutions. The selected alternative presents the 3D modeling, the physical model and the technical detailing of a multifunctional furniture for the practices recommended by the Italian approach, with mobility for use both in internal and external environments of the kindergarten.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFurnitureen
dc.subjectMobiliáriopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectDesign cenográficopt_BR
dc.subjectReggio Emilia approachen
dc.subjectScenographic designen
dc.subjectChildren's learning rightsen
dc.titleMobiliário para ambeinte de escola da primeira infância inspirado na abordagem Reggio Emiliapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186424pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples