Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Paulo Roberto Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorKlein, Felipe Sanderpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-12T03:33:52Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265959pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a relação existente entre a segregação socioespacial e a mobilidade urbana, sugerindo que a estrutura de transporte serve como causa, mas também como consequência da segregação presente nas cidades. Em cidades desiguais e segregadas, os deslocamentos também são desiguais e segregados, com populações de mais alta renda vivendo em bairros com maior acesso a oportunidades, serviços, linhas de ônibus e utilizando mais o transporte individual, enquanto populações de mais baixa renda vivem distantes dos centros, longe das oportunidades e serviços e são mais dependentes de transporte público, muitas vezes precário. Para ilustrar o problema geral foi utilizada a Zona Leste de Porto Alegre/RS por ser uma região altamente urbanizada e com a segregação socioespacial bastante demarcada no território, possuindo os bairros de mais alta renda em contato direto com alguns dos bairros mais pobres da cidade. Neste trabalho foi analisada a evolução urbana de três pontos da Zona Leste para poder entender como a região evoluiu para a situação de segregação vista atualmente. Depois foi feita uma discussão sobre a crise que vive o sistema de transporte coletivo de Porto Alegre, que sofre com queda do número de passageiros e queda geral da qualidade do serviço. A pandemia de COVID-19 agravou ainda mais a crise, com a queda brusca da demanda e da oferta. Para mitigar a situação a Prefeitura de Porto Alegre vem implementando uma série de mudanças aos ônibus da cidade que acabam somente piorando o serviço prestado ao usuário e acabam por afastá-lo, piorando, assim, ainda mais os problemas da desigualdade social.pt_BR
dc.description.abstractThe present work presents the relationship between socio-spatial and urban mobility, indicating that the transport structure serves as a cause, but also as a consequence of the segregation present in cities. In unequal and segregated cities, commuting is also unequal and segregated, with high-income populations living in neighborhoods with greater access to opportunities, services, bus lines and using more individual transport, while lower-income populations live far from city centers, far from opportunities and services and are more reliant on public transport, which are often precarious. To illustrate the general problem, the East Zone of Porto Alegre/RS was used because it is a highly urbanized region and with socio-spatial segregation quite demarcated in the territory, having the highest income neighborhoods in direct contact with some of the poorest neighborhoods in the city. In this work, the urban evolution of three selected points of the East Zone were analyzed in order to understand how the region evolved to the segregation seen today. Then there was a discussion about the crisis that the public transport system of Porto Alegre is experiencing, which suffers from a drop in the numbers of passengers and a general drop in the quality of the service. The COVID-19 pandemic further aggravated the crisis, with a sharp drop in demand and supply. To mitigate the situation, the Porto Alegre City Hall has been implementing a series of changes to the city’s buses that end up only worsening the service provided to the user and end up pushing it away, thus worsening the problems of social inequality even more.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectGeografia dos transportespt_BR
dc.subjectPublic transporten
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectSocial inequalityen
dc.subjectSocio-spatial segregationen
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleA Estrutura de transporte e a segregação socioespacial na zona leste de Porto Alegre - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001178171pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples