Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorCabral, Vinícius Antônio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-12T03:33:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265925pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a analisar, sob a perspectiva da teoria econômica, os impactos de algumas alterações de mercado em uma economia virtual. As mudanças referem-se à formação de preços quando os agentes econômicos possuem maior acesso à moeda e quando há abertura de mercado. O ambiente virtual escolhido ocorre dentro de um jogo eletrônico chamado World of Warcraft, um Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG). Este ambiente foi escolhido por prover uma amostra temporal significativa, ter um amplo número de jogadores que participam ativamente dessa economia e em sua história ter sido sujeito a alterações significativas de mercado. Este trabalho analisou como essas mudanças impactaram os preços de bens e a percepção dos jogadores dessas mudanças e da economia. Para esta análise foram utilizadas séries temporais de preços e quantidades de produto à venda, analisada junto às alterações de mercado. A percepção dos jogadores foi obtida em uma pesquisa direcionada respondida por eles. O trabalho conclui que, na primeira mudança analisada que facilitou a obtenção de moeda, o mercado teve alterações na formação de preços que passou de uma forte correlação entre preço e quantidade para um preço mínimo mais estável, apesar do aumento de oferta do bem. A segunda mudança, que abriu os mercados disponíveis, fez com que os preços mínimos inicialmente ficassem nos patamares dos mercados com maior concorrência e, posteriormente, levou a um aumento gradual dos preços mínimos, com baixa correlação com as quantidades disponíveis.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze, from the perspective of economic theory, the impacts of certain market changes in a virtual economy. These changes pertain to price formation when economic agents have greater access to currency and when the market is opened. The chosen virtual environment occurs within an electronic game called World of Warcraft, a Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG). This environment was selected because it provides a significant temporal sample, has a large number of actively participating players in its economy, and has a history of significant market changes. This study analyzed how these changes impacted the prices of goods and the players' perception of these changes and the economy. Time series data of prices and quantities of products for sale were used for this analysis, in conjunction with market changes. The players' perception was obtained through a targeted survey answered by them. The study concludes that in the first analyzed change that facilitated currency acquisition, the market underwent changes in price formation, transitioning from a strong correlation between price and quantity to a more stable minimum price, despite the increase in the supply of the good. The second change, which opened up available markets, initially kept minimum prices at the levels of markets with greater competition and subsequently led to a gradual increase in minimum prices, with a low correlation with available quantities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual economyen
dc.subjectTeoria econômicapt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectDigital gamesen
dc.subjectWorld of Warcraften
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectVirtual currenciesen
dc.titleEfeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraftpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001185969pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples