Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFeijó, Flavio Tosipt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Brunapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-12T03:32:38Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265881pt_BR
dc.description.abstractA mudança climática é um desafio iminente e de extrema relevância para a comunidade internacional. A atividade de alguns setores industriais é responsável por grande parte da poluição responsável pela mudança climática. Existem algumas soluções econômicas propostas, como imposto pigouviano, selos ambientais e mercados de carbono, no entanto todas estas exigem regulação por parte de governos, e mesmo elas existindo, as projeções de aquecimento global continuam ruins. Existem várias instâncias relatadas de empresas se utilizando de propaganda para influenciar a opinião pública para evitar regulamentação. Este trabalho propõe uma análise onde uma empresa pode fazer propaganda para evitar que um regulador a cobre um imposto pigouviano, se valendo das margens encontradas nas soluções econômicas, manifestando assim, o greenwashing através da ideia do consumo consciente – uma forma de responsabilizar apenas o consumidor pelas suas escolhas.pt_BR
dc.description.abstractClimate change is an imminent and extremely relevant challenge for the international community. The activity of some industrial sectors is responsible for much of the pollution responsible for climate change. There are some proposed economic solutions, such as Pigouvian tax, environmental stamps and carbon markets, however all of these require regulation by governments, and even if they exist, global warming projections remain bad. There are several reported instances of companies using advertising to sway public opinion to avoid regulation. This work proposes an analysis where a company can advertise to prevent a regulator from charging it a Pigouvian tax, taking advantage of the margins found in economic solutions, thus manifesting greenwashing through the idea of conscious consumption – a way of making only the consumer responsible for their choices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia ambientalpt_BR
dc.subjectEconomy and environmenten
dc.subjectGreenwashingen
dc.subjectCarbonopt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectRegulationen
dc.subjectGame theoryen
dc.subjectEnvironmental sealsen
dc.subjectCarbon marketen
dc.titleConsumo consciente e sinalização via propaganda : uma análise sob a luz do Greenwashingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001185720pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples