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dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorDora, Rafael Salamipt_BR
dc.date.accessioned2023-10-12T03:32:07Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265838pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada como requisito de conclusão do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O seu objetivo é refletir sobre a minha trajetória de formação como professor de Geografia. Dado que a formação profissional do professor possui dimensões de cunho temporal e espacial, busca-se nas experiências vividas e no saber que delas derivam as influências relacionadas com a escolha pela licenciatura e pela Geografia. O desejo de investigar esta temática surge da minha própria experiência formativa enquanto professor de Geografia. A partir daquilo que me aconteceu e que me tocou no curso das experiências com lugares e com pessoas em minha formação como professor, tornou-se relevante como objetivo desta pesquisa investigar a experiência vivida no Cursinho Pré-Vestibular Popular do CEUE (UFRGS) enquanto aluno durante o ano de 2017. Junto a outros dois colegas que cursaram o pré-vestibular naquele ano e também optaram pela licenciatura em Geografia, além do professor de Geografia do cursinho naquele ano. Através do método autobiográfico tendo como dispositivos as narrativas dos sujeitos, pretende-se que seja feita uma reflexão sobre a formação do professor de Geografia a partir das experiências em determinados tempos e espaços. A partir da análise dessas narrativas, realizou-se algumas constatações a partir dessa pesquisa, como, por exemplo, a influência do professor de Geografia do cursinho tanto na escolha pela licenciatura como também na escolha pela Geografia. Isto se deu através do estabelecimento de vínculos entre professor e aluno, sobretudo a partir das práticas do professor em sala de aula. Outra constatação ocorreu na direção das relações de pertencimento com o espaço universitário da UFRGS, estabelecidas a partir da permanência dos sujeitos nesse espaço em razão das aulas do Cursinho Popular do CEUE serem realizadas dentro do Campus Central da referida universidade. No que tange a identidade do professor de Geografia, também se constatou que essas foram constituídas em parte pela experiência com o Cursinho Popular, sobretudo em torno da ideia de devolutiva social desenvolvida naquele espaço. Em outras palavras, ao receberem a oportunidade de estudar no cursinho e por meio dele acessarem o Ensino Superior, esses sujeitos buscam através da suas práticas docentes também oportunizar o acesso de outros estudantes ao Ensino Superior, sobretudo aqueles e aquelas que vivem em contextos socioeconômicos desfavorecidos. Entende-se com o decorrer da pesquisa que o Cursinho Pré-Vestibular Popular do CEUE atua na formação do professor de Geografia e na construção da sua identidade docente a partir do seu conjunto de professores e do seu espaço formativo, favorecendo a criação de vínculos de afetividade entre os sujeitos e a educação e entre a educação e os sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación fue realizada como requisito de conclusión del curso de Licenciatura en Geografía de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Su objetivo es reflexionar sobre mi trayectoria formativa como profesor de Geografía. Dado que la formación profesional del profesor cuenta con dimensiones de cuño temporal y espacial, se busca en las experiencias vividas y en el saber que de ellas derivan las influencias relacionadas con la elección por la licenciatura y por la Geografía. El deseo de investigar esta temática surge de mi propia experiencia formativa como profesor de Geografía. A partir de lo que me sucedió y que me tocó en el curso de las experiencias con lugares y con personas en mi formación como profesor, se hizo relevante como objetivo de esta investigación investigar la experiencia vivida en el Cursinho Pré-Vestibular Popular do CEUE (UFRGS) como alumno durante el año 2017. Junto a otros dos colegas que cursaron el pre-vestibular aquel año y también optaron por la licenciatura en Geografía, además del profesor de Geografía del cursillo aquel año. A través del método autobiográfico teniendo como dispositivos las narrativas de los sujetos, se pretende que se haga una reflexión sobre la formación del profesor de Geografía a partir de las experiencias en determinados tiempos y espacios. A partir del análisis de esas narrativas, se realizaron algunas constataciones a partir de esa investigación, como por ejemplo la influencia del profesor de Geografía del cursillo tanto en la elección por la licenciatura como en la elección por la Geografía. Esto se dio a través del establecimiento de vínculos entre profesor y alumno sobre todo a partir de las prácticas del profesor en aula. Otra constatación ocurrió en la dirección de las relaciones de pertenencia con el espacio universitario de la UFRGS, establecidas a partir de la permanencia de los sujetos en ese espacio en razón de las clases del cursillo popular del CEUE ser realizadas dentro del Campus Central de dicha universidad. En cuanto a la identidad del profesor de Geografía, también se constató que éstas fueron constituidas en parte por la experiencia con el cursillo popular, sobre todo en torno a la idea de devolutiva social desarrollada en aquel espacio. En otras palabras, al recibir la oportunidad de estudiar en el cursillo y por medio de él acceder a la enseñanza superior, esos sujetos buscan a través de su práctica docentes también oportunizar el acceso de otros estudiantes a la enseñanza superior, sobre todo aquellos y aquellas que viven en contextos socioeconómicos desfavorecidos. Se entiende con el curso de la investigación que el Cursinho Pré-Vestibular Popular do CEUE actúa en la formación del profesor de Geografía y en la construcción de su identidad docente a partir de su conjunto de profesores y de su espacio formativo, favoreciendo la creación de vínculos de afectividad entre los sujetos y la educación y entre la educación y los sujetos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectFormación del profesores
dc.subjectMétodo (auto)biográficoes
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPre-vestibular popular CEUE/UFRGSes
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCurso pré-vestibularpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titleEducar é partir voltar e repartir : a formação do professor de Geografia e o cursinho pré-vestibular popular do CEUE-UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177972pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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