Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVanz, Samile Andrea de Souzapt_BR
dc.contributor.authorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.date.accessioned2010-11-05T04:21:02Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1807-8583pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26573pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta análise bibliométrica de 100 dissertações defendidas nos programas de pós-graduação em Comunicação do Sul do Brasil, entre os anos 1998-2000, com o objetivo de caracterizar as fontes de informação utilizadas pelos discentes. A análise quantitativa foi feita com o SPSS, complementada com entrevistas com os orientadores dos programas de pós-graduação estudados. As 7.648 referências estudadas revelaram que livro e capítulo de livro é o tipo de documento mais utilizado (72,5%); português é o idioma predominante nas citações (76,1%); publicações da década de 90 cobrem 60,4% das citações; 81,5% dos documentos citados são escritos por um único autor; a média de citações é 76,48 referências por dissertação. Foram citados 3.435 autores diferentes. Os resultados indicam que os mestrandos possuem uma forte dependência da literatura de outras áreas do conhecimento, como as Ciências Sociais e a Filosofia, publicada por autores estrangeiros, principalmente de franceses, fortalecendo a idéia da inexistência, ou fragilidade, de um corpus teórico próprio nacional ou latino-americano, e mesmo internacional, do campo da Comunicação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIntexto: revista do Mestrado da Comunicação UFRGS. Vol. 1, n. 16 (jan./jun. 2007), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise de citaçãopt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.titleA constituição do campo da comunicação no Sul do Brasil a partir da prática de comunicação científica discentept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000626486pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples