Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Carolina Hesselpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T03:34:04Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2525-6203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265674pt_BR
dc.description.abstractO artigo parte de considerações sobre a importância do V Congresso Latino-americano de educação bilíngue para surdos, realizado em Porto alegre/rs, em 1999, enfatizando dois momentos importantes do Pré-Congresso: a elaboração de um documento intitula do “A educação que nós surdos queremos” e a passeata realizada até a sede do Governo do Estado do RS para a entrega do documento às autoridades. A partir da análise de tópicos do documento e da menção a momentos do Congresso, a autora retoma seu interesse pelos currículos para surdos e pela presença do Humor Surdo no mesmo. Nas três seções seguintes: Um pouco sobre o humor e cultura; Piadas surdas – explorando alguns exemplos e outros aspectos que as piadas surdas nos trazem, discute-se a im portância do humor em geral e do Humor Surdo, com base em teóricos como Possenti, Hoolcomb et al, Silveira –, e são trazidas algumas piadas surdas, com breve análise das mesmas. O artigo finaliza, acentuando a relevância do Humor Surdo que, apenas com as novas possibilidades de registros eletrônicos, passou a ser estudado, e aponta que as piadas surdas não são apenas elementos de diversão da comunidade, mas também servem ao fortalecimento da Identidade Surda.pt_BR
dc.description.abstractThe essay starts upon the considerations on the importance of the V Latin American Congress of Bilingual Educa tion for the Deaf held in 1999 in Porto Alegre/RS, highlighting two important moments of the pre-Congress: the elaboration of a document entitled “The education that we, the deaf, want” and the march carried out to the head office of the government of the state of Rio Grande do Sul to deliver it to the authorities. From the analy sis of the document’s topics and the mentions of congress’ moments, the author retrieves her interest in curricula for the deaf and in the presence of deaf humour in it. In the following three sections, “A bit of humour and culture”, “Deaf jokes – exploring a few examples’’ and “Other aspects that deaf jokes bring us” the importance of general humour and deaf humour is discussed, based on scholars such as Possenti, Hoolcomb et alii, Silveira, some deaf jokes are presented and briefly analysed. The essay ends emphasising the relevance of deaf humour, which only after the recent possibilities brought with electronic records came to be studied and points out that deaf jokes are not merely a fun element to the community, but also serve to strengthen deaf identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 57 (jan./jun. 2022), p. 49-59pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectDeaf jokesen
dc.subjectDeaf identityen
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectDeaf cultureen
dc.subjectHumorpt_BR
dc.titleO lugar do humor surdo no novo momento da cultura surdapt_BR
dc.title.alternativeThe place of humour in the new moment of deaf culture en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001176110pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples