Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Nos primeiros anos do governo republicano do Rio Grande do Sul foi estabelecido o Conselho de Instrução Pública, órgão que tinha entre suas atribuições a seleção de livros didáticos para as escolas públicas. Por este Conselho foram selecionados livros que constituíram a historiografia didática republicana rio-grandense, a qual levou às escolas uma série de elementos discursivos e simbólicos alinhados às perspectivas e interesses do governo constituído. Em um contexto de necessidade de legitimaç ...
Nos primeiros anos do governo republicano do Rio Grande do Sul foi estabelecido o Conselho de Instrução Pública, órgão que tinha entre suas atribuições a seleção de livros didáticos para as escolas públicas. Por este Conselho foram selecionados livros que constituíram a historiografia didática republicana rio-grandense, a qual levou às escolas uma série de elementos discursivos e simbólicos alinhados às perspectivas e interesses do governo constituído. Em um contexto de necessidade de legitimação das autoridades políticas perante a população, a historiografia didática se serviu de mitos políticos para a construção de um imaginário social republicano alinhado ao partido governante. O objetivo deste trabalho foi observar a construção dos mitos políticos presentes nas obras didáticas, relatando a forma como a história rio-grandense foi exposta e apropriada no contexto em que estava inserida. Os livros analisados foram História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, de Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, de Afonso Guerreiro Lima (1916); e História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, de João Cândido Maia (1920). Os mitos políticos levantados foram a identificação de reivindicações contemporâneas às fontes, como o republicanismo, o abolicionismo e o federalismo, com a história da população rio-grandense e processos históricos como a Farroupilha; a constituição de um panteão cívico de heróis rio-grandenses republicanos; o silenciamento quanto à presença negra na região; e o ensino das instituições e dos símbolos oficiais em reforço da identificação da população com o governo. ...
Abstract
In the first years of the republican government in Rio Grande do Sul, the Council of Public Instruction was established, an institution that had among its attributions the selection of didactic books for public schools. Through this Council, books that would constitute the rio-grandense republican didactic historiography were selected; works that brought to the schools a series of symbolic and discursive elements aligned with the constituted government. In a context of search for legitimacy tow ...
In the first years of the republican government in Rio Grande do Sul, the Council of Public Instruction was established, an institution that had among its attributions the selection of didactic books for public schools. Through this Council, books that would constitute the rio-grandense republican didactic historiography were selected; works that brought to the schools a series of symbolic and discursive elements aligned with the constituted government. In a context of search for legitimacy towards the population by the political authorities, the didactic historiography used political myths in order to build a republican social imaginary in line with the governing party. The present work's objective was to observe the development of political myths in these didactic works, reporting the way rio-grandense history was framed and appropriated in the context it was inserted. The books analysed were História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, by Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, by Afonso Guerreiro Lima (1916); and História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, by João Cândido Maia (1920). The political myths observed were the identification of contemporary claims to the sources, such as republicanism, abolitionism and federalism, with the history of the rio-grandense population, and historical processes such as the Farroupilha War; the constitution of a civic pantheon of rio-grandense republican heroes; the silencing towards the presence of black people in the region; and the teaching about the political institutions and the official symbols as reinforcement of the people's identification with the government. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (789)
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