Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Camila Brito Collares dapt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-26T03:36:34Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265241pt_BR
dc.description.abstractOs objetivos da presenterevisão da literatura são traçar um panorama das pesquisas sobre Feiras de Ciências sediadas no Brasil constantes no Portal de Periódicos CAPES/MEC na área de Educação e Ensino, identificar as principais justificativas apresentadas para realização de Feiras Científicas e apontar os principais resultados e recomendações oriundas das publicações nesses periódicos. A busca resultou em 168 artigos que, após aplicação de critérios de exclusão, reduziu-se a um total de 38 artigos, classificados em três categorias de análise: pesquisas empíricas e teóricas (n=19), revisão da literatura (n=2) e relatos de experiência (n=17). Como principais recomendações destacamos que é preciso i) atenção às concepções epistemológicas fomentadas nas Feiras de Ciências, ii) melhorias nas orientações pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento dos projetos e iii) inovações na metodologia de avaliação dos projetos, para além da avaliação dos trabalhos apresentados no dia da exposição, assim como melhorias na avaliação das Feiras. Destacamos, ainda, a potencialidade das Feiras na formação de professores e na formação de uma consciência cidadã crítica.pt_BR
dc.description.abstractThe main objectives of this literature review are to outline an overview of the education and teaching research on Science Fairs based in Brazil; identify the main justifications presented to promote such kind of event; and point out the main results and recommendations from thepapers. The search resulted in a total of 168 articles. After applying some exclusion criteria, this number was reduced to 38. The papers were classified into three categories of analysis: empirical and theoretical (n=19) research, literature review (n=2), and experience report (n=17). As main recommendations we highlight the need of i) attention to the epistemological conceptions promoted in the Science Fairs, ii) improvements in pedagogical and methodological guidelines for the development of student’s projects and iii) innovations in the methodology of evaluation of projects and its presentations, as well in the evaluation of the Fairs. We also highlight the potential of Fairs in teacher education and in the formation of a critical citizen consciousness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 2 (ago. 2023), p. 232-261pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFeira de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience Fairsen
dc.subjectLiterature Reviewen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectScience Educationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleFeiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendaçõespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001176748pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples