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dc.contributor.advisorCosta, Roberta Dorneles Ferreira dapt_BR
dc.contributor.authorFantaus, Stephani Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-26T03:35:58Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265224pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, 77% da população se automedica e o uso de medicamentos emagrecedores vem crescendo exponencialmente na última década. Além disso, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais. Considerando esses três fatos, o objetivo deste trabalho é relacioná-los através da análise de conteúdos publicados no TikTok sobre medicamentos e suplementos emagrecedores, bem como promover uma reflexão em torno do uso racional dos mesmos. Para isso, foi realizada uma seleção de vídeos utilizando os termos “remédios para emagrecer farmácia” e os filtros próprios do aplicativo TikTok para limitar o período de busca (14 de outubro de 2022 a 14 de abril de 2023) e o número de curtidas (mais de 5 mil). Dos 73 vídeos selecionados, 40 foram incluídos na pesquisa. Foram identificadas as seguintes classes de medicamentos: anoréxicos simples, moduladores do metabolismo e da digestão, antidiabéticos, diuréticos, antiobesidade, outras classes (anticonvulsivante) e suplementos alimentares. Os medicamentos alopáticos estavam presentes em 59% dos vídeos, enquanto os suplementos alimentares, em 41%. Esses conteúdos podem afetar diretamente o público jovem (que representa a maioria dos usuários do TikTok) nas decisões sobre o consumo de emagrecedores. São relevantes também as questões estéticas, mentais e sociais que afetam os mais jovens e podem condicionar o hábito da automedicação com emagrecedores, comportamento que pode ser promovido por conteúdos das redes sociais. Esse trabalho identificou os riscos da automedicação promovida no TikTok de medicamentos que necessitam de acompanhamento para o uso. Portanto, a figura do farmacêutico é essencial na promoção do uso racional desses medicamentos, para reduzir os possíveis danos à saúde que podem impactar diretamente os gastos do Sistema Único de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, 77% of the population self-medicates and the use of weight-loss medications has been growing exponentially in the last decade. Additionally, Brazil is the country that spends the most time on social media platforms. Considering these three facts, the goal of this study is to relate them through the analysis of content published on TikTok regarding weight-loss medicines and supplements, as well as to promote a reflection on their rational use. To accomplish this, a selection of videos was made using the terms "remédios para emagrecer farmácia" as well as specific filters of the TikTok app to limit the search period (october 14th, 2022, to april 14th, 2023) and the number of likes (over 5.000). Out of the 73 selected videos, 40 were included in the research. Among them, the following classes of medicines were identified: simple anorectics, metabolism and digestion modulators, antidiabetic drugs, diuretics, anti-obesity drugs, other classes (anticonvulsants), and dietary supplements. Allopathic medications were present in 59% of the videos, while dietary supplements were in 41%. This type of content can directly impact a young audience (which represents the majority of TikTok users) on their decisions regarding the consumption of weight-loss products. It is important to take into consideration the physical, mental, and social issues that affect young people and are promoted by social media content, which can condition the habit of self-medication with weight-loss products. This paper identified the risks of self medication promoted on TikTok of medicines that need to be followed-up by a healthcare professional. Therefore, the role of the pharmacist is essential to promote the rational use of these medications and reduce potential health damage that could directly impact the expenses of the public healthcare system (SUS).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUso de medicamentos : Brasilpt_BR
dc.subjectRational useen
dc.subjectFármacos antiobesidadept_BR
dc.subjectWeight-loss medicationsen
dc.subjectSuplementos nutricionaispt_BR
dc.subjectDietary supplementsen
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.titleUso irracional de medicamentos : análise do conteúdo veiculado no TikTok sobre medicamentos e suplementos emagrecedorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177274pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Farmáciapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationFarmáciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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