A participação das pessoas com deficiência visual na criação de recursos para museus produzidos por meio de tecnologias 3d
dc.contributor.author | Kauffmann, Aline Reis | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Fábio Pinto da | pt_BR |
dc.contributor.author | Mont'Alvão, Claudia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T03:30:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-8876 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/264898 | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias 3D vêm sendo aplicadas em recursos que ampliam o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu. O objetivo deste artigo é discutir a importância da inclusão das pessoas com deficiência visual no projeto desses recursos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o acesso das pessoas com deficiência visual aos objetos de museu, a aplicação das tecnologias 3D nesse âmbito e projetos elaborados com co-participação. A inclusão das pessoas com deficiência visual nas equipes de projeto adiciona contribuições e recomendações não centralizadas na cultura visual. Os aprimoramentos resultantes dessa inclusão mostram grande potencial de aplicabilidade e devem envolver decisões desde as escalas para reprodução dos modelos até a seleção das técnicas de impressão e dos materiais. Porém, a ampliação dessa inclusão requer o desenvolvimento de ferramentas, métodos e treinamentos inclusivos. | pt_BR |
dc.description.abstract | 3D technologies have been applied to resources that expand the access of people with visual impairments to museum objects. The purpose of this article is to discuss the importance of including visually impaired users in the design of these resources. To this end, a literature review was developed on the access of people with visual disabilities to museum objects, the possibilities of applying 3D technologies in this area and projects developed with co-participation. The inclusion of visually impaired people in project teams adds contributions and recommendations not centered on visual culture. The improvements resulting from this inclusion show great potential for applicability and should involve decisions from the scales for reproduction of the models to the selection of printing techniques and materials. However, expanding this inclusion requires the development of inclusive tools, methods and training. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Ergodesign & HCI. Rio de Janeiro, LEUI/PUC-Rio. Vol. 10, n.2 (2022), p. 30-45 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Visual impairment | en |
dc.subject | Codesign | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | 3D printing | en |
dc.subject | Impressão tridimensional | pt_BR |
dc.subject | Co-design | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Museus | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Museum | en |
dc.title | A participação das pessoas com deficiência visual na criação de recursos para museus produzidos por meio de tecnologias 3d | pt_BR |
dc.title.alternative | The participation of visually impaired people in the creation of resources for museums produced through 3d technologies | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001176418 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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