Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAntunes, Michelept_BR
dc.contributor.authorBez, Marta Roseclerpt_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T03:34:18Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264437pt_BR
dc.description.abstractA simulação tem o potencial para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que auxiliem na formação de um profissional crítico e reflexivo, inserindo o estudante em diferentes contextos assistenciais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem quanto à resolução do caso clínico pelo simulador virtual. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com 40 estudantes de enfermagem de uma universidade do Sul do Brasil, por meio de entrevista. A análise de conteúdo permitiu identificar cinco subcategorias temáticas, dois subtemas e um tema. A experiência foi considerada mais proveitosa quando comparada com a forma que, atualmente, o conteúdo é ministrado em sala de aula, e emergiram dificuldades quanto à interface do simulador virtual e na realização do processo de enfermagem. A simulação virtual pode contribuir para a análise e a interpretação do estudo de caso, possibilitando o exercício do raciocínio clínico e da tomada de decisão.pt_BR
dc.description.abstractSimulation has the potential to develop knowledge, skills and attitudes that help in the formation of a more critical and reflective professional, inserting or studying in different care contexts. The general objective of this research was to analyze the perceptions of nursing students regarding the resolution of the clinical case by the virtual simulator. This is a study with a qualitative approach, with 40 nursing students from a university in southern Brazil, through an interview. A content analysis made it possible to identify five thematic subcategories, two subthemes and one theme. The experience was considered more proven when compared to a way that, currently, the content is taught in the classroom, and difficulties arose regarding the interface of the virtual simulator and in the execution of the nursing process. A virtual simulation can contribute to the analysis and interpretation of the case study, enabling the exercise of clinical reasoning and decision making.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 24, n.1 (2021), p. 54-65pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectComputer simulationen
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectNursing processen
dc.titlePercepções dos estudantes de enfermagem sobre a resolução de caso clínico a partir do simulador virtualpt_BR
dc.title.alternativePerceptions of nursing students on the resolution of clinical cases from the virtual simulator en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175376pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples