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dc.contributor.authorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.contributor.authorDalla Zen, Ana Mariapt_BR
dc.contributor.authorPirovano, Felipe Mendoncapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T03:33:56Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1981-7207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264407pt_BR
dc.description.abstractO programa de extensão Educação para o Patrimônio no Bairro Arquipélago, realizado em parceria entre a UFRGS e o Museu das Ilhas POA/RS, desenvolve estratégias de valorização do patrimônio ilhéu, estimulando o empoderamento de seus moradores e a aumento da visibilidade do patrimônio cultural do bairro Arquipélago pelos demais moradores de Porto Alegre. Tendo como objetivo reforçar as identidades socioterritoriais no decorrer da pandemia de covid-19, através da ação Pescando Memórias nas Ilhas do Guaíba, foi constituído um acervo digital de memórias da população, fundamentado teoricamente nos princípios da Museologia Social. Os registros visuais e sonoros recebidos geraram vídeos, compartilhados pelo Museu das Ilhas, fomentando estratégias de comunicação museal no ambiente digital. Conclui-se que a experiência de coletar narrativas pela perspectiva dos agentes envolvidos se mostrou um importante exercício para compreender os laços afetivos do grupo com seu patrimônio, considerando uma subjetividade da memória a partir de vivências que os documentos não guardam. Pressupondo que cada memória individual é um ponto de vista sobre a memória coletiva, a ação incentivou a comunidade a se voltar para suas referências, a fi m de interpretar os traços identitários que chegam ao presente.pt_BR
dc.description.abstractThe Heritage Education extension program for the Arquipélago neighborhood, realized by UFRGS and in partnership with Th e Museu das Ilhas POA/RS, develops strategies to value the island’s patrimony, encouraging the empowerment of its residents and increasing the visibility of the archipelago neighborhood patrimony by the other residents of Porto Alegre. Aiming to reinforce socio-territorial identities during the Covid-19 pandemic, through the action Fishing Memories on Guaíba Islands, a digital collection of memories of the population was created, theoretically based on the principles of Social Museology. Th e visual and sound recordings received generated videos, shared by the Museu das Ilhas, promoting museum communication strategies in the digital environment. It concludes that the experience of collecting narratives from the perspective of the agents involved proved to be an important exercise to understand the aff ective bonds of the group with its heritage, considering a subjectivity of memory based on experiences that the documents do not keep. Assuming that each memory is a point of view about collective memory, the action encouraged the community to turn to its references to interpret the identity traits that reach the present.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMouseion: revista do Museu e Arquivo Histórico La Salle [recurso eletrônico]. Canoas : Universidade LaSalle, 2020. N. 43 (ago. 2023), p. 1-10pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial Museologyen
dc.subjectMuseologia socialpt_BR
dc.subjectMuseu comunitáriopt_BR
dc.subjectCommunity museumsen
dc.subjectMuseum of the Islands of Porto Alegre, RSen
dc.subjectMuseum communication in a digital environmenten
dc.titleMemórias nas Ilhas do Guaíba: identidade, afeto e partilha do patrimônio vivido em meio à pandemiapt_BR
dc.title.alternativeMemories from Guaíba islands: identity, affection, and shared experiences lived during the pandemicen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175772pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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