Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Napoliana Silva dept_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.date.accessioned2023-09-09T03:30:22Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0102-7735pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264362pt_BR
dc.description.abstractDuas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.pt_BR
dc.description.abstractTwo striking issues in massive and open online courses (MOOCs) are the difficulty in keeping students in the courses and the underperformance of some participants, which may be related to subjective factors. In this direction, we investigated whether personality and achievement emotions experienced in a medical MOOC are related to students' permanence and grades. Questionnaires, cluster and regression analyzes composed the methodological specifications. The results of the achievement emotions questionnaires had low reliability, and no conclusion could be drawn about them, and the personality traits questionnaire did not indicate a relationship with grades or permanence. The findings follow the variability of results in the literature, which are not unanimous in stating correlations between these variables. These findings indicate that there are other more relevant variables associated with permanence and performance, which require more suitable instruments to assess emotions of achievement in MOOCs.en
dc.description.abstractDos cuestiones destacadas en los cursos online masivos y abiertos (MOOCs) son la dificultad para mantener a los estudiantes en los cursos y el rendimiento insuficiente de algunos participantes, lo que puede estar relacionado con factores subjetivos. En esta dirección, investigamos si la perso-nalidad y las emociones de logro experimentadas en un MOOC de medicina están relacionadas con la permanencia y las calificaciones de los estudiantes. Los cuestionarios y los análisis de con-glomerados y de regresión componían las especificaciones metodológicas. Los resultados de los cuestionarios sobre las emociones de realización tuvieron baja confiabilidad, no siendo posible sacar una conclusión sobre ellos, y el cuestionario de trazos de personalidad no indicó relación con las notas o con la permanencia. Las conclusiones siguen la variabilidad de resultados en la literatura, que no son unánimes en afirmar las correlaciones entre estas variables. Los resultados indican que existen otras variables más relevantes vinculadas con la permanencia y el rendimiento, que requieren instrumentos más adecuados para evaluar las emociones de logro en los MOOC.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista educação em questão. Vol. 60, n. 64 (abr./jun. 2022) 22 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMassive Open Online Coursesen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectAchievement emotionsen
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectPersonalityen
dc.subjectPermanenceen
dc.subjectCursos online masivos y abiertoses
dc.subjectEmociones de realizaciónes
dc.subjectLa personalidades
dc.subjectLa permanenciaes
dc.titleDomínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)pt_BR
dc.title.alternativePersonality dominance on students’ grades and permanence in a massive open online course (MOOC) en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175223pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples