• Aceleração da deformação interativa de corpos sólidos usando GPU 

      Maule, Marilena (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Aplicativos que visam simular o comportamento físico de corpos deformáveis são importantes ferramentas científicas, também exploradas em jogos e animações computacionais. O primeiro passo para fazer uma simulação é modelar ...
    • Uma aplicação experimental de visualização 3D de dados de proposições da Câmara dos Deputados 

      Teixeira, Pedro Caetano de Abreu (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Técnicas de visualização de dados são usadas cada vez mais por organizações para obter informações relevantes de grandes conjuntos de dados, muitas vezes complexos, e reproduzí-las de forma clara visando auxiliar seus ...
    • Compass : aplicação para Visualização de Pontos de Interesse em Realidade Aumentada 

      Luz, Matheus Stefanello (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A aplicação Compass foi desenvolvida a fim de oferecer uma alternativa à visualização padrão de mapas e estabelecimentos que é adotada hoje em dia, difundida amplamente por outras aplicações. Utilizando-se de conceitos ...
    • Um estudo de interação com displays grandes usando dispositivos iOS 

      Silva, Tomaz Rocha da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste artigo vê-se o desenvolvimento e o estudo de novas técnicas de interação adaptadas ao paradigma de interação entre os usuários e o ambiente. O trabalho está organizado em sete capítulos nos quais se vê o desenvolvimento ...
    • Método de reconhecimento de gestos aplicado em smartphones 

      Hamester, Moisés Alberto (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nos últimos anos ocorreu uma enorme popularização dos dispositivos smartphones, os quais possuem a característica de dispor de um excelente poder de computação e uma câmera agregada, o que abre muitas possibilidades no ...
    • Percepção de velocidade em ambientes virtuais imersivos 

      Echevengua, Filipe da Silva (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O grande problema que envolve a realidade virtual é a percepção da movimentação humana dentro de um ambiente virtual (AV) e, consequentemente, a aproximação dessa percepção à realidade. Atualmente, muitas técnicas tentam ...
    • TG2 : simulating haptic impact in immersive systems 

      Novakoski, Emanuel Teribele (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      In this work we explore the haptic pendulum, a device originally developed in our VIS (Visualization, Interaction and Simulation) Lab to generate sensation of holding different weights in VR. The goal of the present project ...
    • TG2 : ungrounded weight feedback in virtual reality using pendular mechanical actuation 

      Furlani, Cassiano Translatti (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      In this work, we introduce a new type of handheld haptic device capable of rendering forces by shifting a mass element on a hemisphere around the hand. The technique ex ploits gravity to recreate torque at the wrist, which ...
    • uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos 

      Motta, Thiago Stein (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho apresenta uma ferramenta interativa que foi construída visando obter um novo método de interação natural através de reconhecimento de gestos que pudesse ser utilizado para navegação em grafos. Trata-se de um ...