• Algoritmo genético aplicado ao jogo de Mahjong 

      Rostirolla, Adrian Zancanaro (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma variante do jogo de Mahjong, um jogo de habilidade e sorte, e explora os desafios de criar um jogador para ele utilizando Inteligência Artificial. Objetiva tanto o desenvolvimento do jogador ...
    • Análise de jogos de RPG em mesas virtuais 

      Prass, Henrique Luiz Telles da Silva (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Os jogos de RPG de Mesa são uma forma de entretenimento que pode ser considerada bastante complexa. Através do uso de aplicativos de Mesas Virtuais é possível analisar vários aspectos relacionados às simplificações adotadas ...
    • Aplicação de decals sobre superfícies geométricas arbitrárias 

      Andrade, Felipe Araújo de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O mapeamento de texturas e – mais especificamente – a utilização de decals para aplicação de texturas em tempo de execução, é uma técnica extremamente utilizada na maioria dos jogos 3D atuais. Contudo, a bibliografia ...
    • Biblioteca para desenvolvimento de jogos para Nintendo DS 

      Santos, Thiago Auler dos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nas últimas décadas, percebe-se um avanço considerável na temática de jogos eletrônicos. Mesmo depois de enfrentar algumas crises, hoje este é um dos setores mais produtivos e rentáveis no mundo. Junto a isso, as atenções ...
    • CAVE desktop para jogos 3D em primeira pessoa 

      Roman, Fernando José (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Os jogos estão por toda a parte, e com a sensível melhora nos gráficos nos últimos anos, um novo desafio é o de criar interfaces melhores que ampliem a experiência sensorial dos jogadores. Nesse contexto, este trabalho ...
    • Estendendo e instanciando o game agile methods applied (GAMA) 

      Brauwers, Rodrigo (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A indústria de jogos é atualmente a mais lucrativa do ramo do entretenimento. A complexidade de desenvolver jogos divertidos é proporcionalmente grande. As dificuldades e necessidades inerentes ao universo de desenvolvimento ...
    • Estudo sobre a performance de planejamento de caminhos utilizando Diagramas de Voronoi 

      Coelho, Fernando Gabriel Machado (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O planejamento de caminhos é a ação de levar um agente de um ponto a outro em um mundo virtual ou real. As técnicas utilizadas para atingir este objetivo devem, também, evitar colisões com os objetos e outros agentes. Neste ...
    • A história e contribuição dos jogos e consoles de videogame para a sociedade e a computação 

      Pittol, Gabriel Luis Duarte (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo visa mostrar que videogames não são apenas entretenimento e têm grandes impactos sociais e econômicos nas vidas de pessoas que tanto jogam quanto não jogam videogames. Videogames já existem há muito tempo, com ...
    • Real-time path planning in large dynamic environments based on a Voronoi diagram 

      Hartmann, Jonas (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Planejamento de caminho é a habilidade de encontrar um caminho livre de obst áculos a partir de uma posição inicial arbitrária até uma posição nal dada. Uma limitação no momento de procurar este caminho, é o tamanho do ...