• Aceleração da deformação interativa de corpos sólidos usando GPU 

      Maule, Marilena (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Aplicativos que visam simular o comportamento físico de corpos deformáveis são importantes ferramentas científicas, também exploradas em jogos e animações computacionais. O primeiro passo para fazer uma simulação é modelar ...
    • Análise da hierarquia de memórias em GPGPUs 

      Conrad, Danilo Fukuda (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O uso de placas gráficas como elementos de co-processamento para obter alto desempenho em aplicações paralelas tem crescido cada vez mais nos últimos tempos. Diversos são os exemplos de aplicações que, fazendo uso dessas ...
    • Análise de desempenho da arquitetura CUDA utilizando os NAS parallel benchmarks 

      Pilla, Laercio Lima (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Processadores gráficos vêm sendo utilizados como aceleradores paralelos para computações de propósito geral (GPGPU), não detidos mais apenas em aplicações gráficas. Isto acontece devido ao custo reduzido e grande potencial ...
    • A GPU operations framework for WattDB 

      Reus, Vítor Uwe (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O aumento do consumo produção de energia elétrica tornou-se um dos principais problemas da humanidade nas últimas décadas. A eficiência energética pode ajudar a economizar energia. GPUs são um exemplo de hardware altamente ...
    • Hybrid parallel programming : evaluation of OpenACC 

      Chatain, Leonardo Piletti (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      OpenACC é uma nova especificação para uma API de programação paralela híbrida (CPU + GPU), na qual o programador utiliza diretivas de compilação para distribuir a execução do programa entre a CPU e a GPU. Em comparação a ...
    • Otimização de desempenho em planejadores de caminho usando campos potenciais 

      Fischer, Leonardo Garcia (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A animação de personagens autônomos interessa a muitas áreas, tais como filmes, jogos e simulações. O seu principal objeto de estudo é a definição de maneiras de repro-duzir, de forma realística, um dado ser (seja ele vivo, ...
    • Work stealing inside GPUs 

      Toss, Julio (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Unidades de processamento gráfico (GPU) tornaram-se ferramentas de grande valia no domínio da computação de alto desempenho. Graças as recentes inovações e melhoramentos do hardware é possível utilizar processadores gráficos ...