• Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real 

      Ossanai, Enrico Ferrari (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A geração procedural de conteúdo (PCG, do inglês Procedural Content Generation) é uma técnica bastante utilizada para a criação algorítmica de diversos conteúdos de jogo. Este trabalho analisa, a partir da revisão de ...
    • Gerador genérico de jogos de RPG 

      Centeno, Marco Düren (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O RPG é gênero de jogos cuja importância e representatividade é muito grande. O jogo consiste em uma aventura em que os jogadores interpretam papéis de heróis em suas jornadas e suas regras são bastante computacionais. Há ...
    • Gerenciador de períodos de utilização de baias 

      Martini, Guilherme (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema Web para gerenciar salas, baias e dispositivos, além de fazer a alocação de pessoas nas baias por certo período de tempo. O sistema também permite a criação ...
    • Gerenciando tarefas : aplicativo kanban para gerenciamento de projetos. 

      Betting, Frederico Souza Germano (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O gerenciamento de tarefas é um processo importante no contexto de um projeto. Encontrar e utilizar uma ferramenta que se adapte a sua realidade e que efetivamente ajude na sua organização é fundamental. Este trabalho expõe ...
    • GibeMoni : um app android para controle financeiro pessoal 

      Barreto, Luca Couto Manique (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste estudo é desenvolver um aplicativo mobile de controle financeiro pessoal, com o intuito de facilitar a inserção de despesas, através da funcionalidade de leitura de nota fiscal eletrônica via QR-code, e a ...
    • Gitabs : uma extensão ao sistema Git para gestão de projetos 

      Mello, Eduardo Mattos da Silva (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste trabalho é desenvolver uma biblioteca que possa ser utilizada por aplicações que auxiliem a gestão de projetos. Sua construção se deu de forma genérica possibilitando a construção de diferentes abordagens ...
    • A GPU operations framework for WattDB 

      Reus, Vítor Uwe (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O aumento do consumo produção de energia elétrica tornou-se um dos principais problemas da humanidade nas últimas décadas. A eficiência energética pode ajudar a economizar energia. GPUs são um exemplo de hardware altamente ...
    • Gramáticas de formas como modelo computacional teórico : o poder computacional de gramáticas de formas comparado a outros modelos computacionais teóricos, como máquina de Turing e gramática generativa de Chomsky 

      Pinto, Fabiano da Silveira (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Gramáticas de formas têm sido as principais ferramentas para o estudo envolvendo linguagens de design, permitindo os processos de análise e de síntese sobre elementos de desenho, servindo em última instância para a concepção ...
    • A graph cut based trimap propagation method for video matting 

      Backes, Marcos Henrique (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Alpha matting is an important task in image processing. It allows a user to extract foreground objects from natural images and compose them with different backgrounds, achieving subpixel-level precision. Due to its ill-posed ...
    • Graph Neural Networks for image classification : comparing approaches for building graphs 

      Rodrigues, Julia Pelayo (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Graph Neural Networks (GNNs) is an approach that allows applying deep learning tech niques to non-Euclidean data, such as graphs and manifolds. Over the past few years, graph convolutional networks (GCNs) and graph attention ...
    • Gravação de vídeo em sistemas de videoconferência 

      Santos, Oberdan Costa dos (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Sistemas de videoconferência representam economia de tempo e recursos. Pode-se afirmar isso já que esses sistemas evitam deslocamentos e gastos com viagens. A disponibilização da gravação dessas reuniões permite o acesso ...
    • GROD-RS : uma ferramenta para o gerenciamento do registro de ocorrências de desastres 

      Fernandes, Octavio Barcellos Ferreira (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Desastres ocorrem de forma frequente no Rio Grande do Sul, e são resultado de eventos adversos ou da ação humana, gerando danos significativos à sociedade todos os anos. O gerenciamento de dados históricos é a base para ...
    • Guia fauna e flora : uma plataforma web para conscientização ambiental 

      Alves, Victoria Elizabetha (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo geral deste trabalho é implementar uma plataforma que possibilita pesquisa e análise de dados, mostrando a situação de exploração excessiva, não sustentável e consequente extinção de diversas espécies da fauna ...
    • Hardware implementations of trellis based decoders for linear block codes 

      Leonardi, Eduardo de Melo (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Forward error correction based on convolutional codes or block codes is an essential part in today’s communication systems. If convolutional codes are used, mostly the graphical trellis representation of a code is used in ...
    • Healthcare process discovery from spread out natural language documentation : a SARS-CoV-2 and COVID-19 case study 

      Bohnenberger, Nicolas Mauro de Moreira (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      The discovery of business process information in natural language documents is challenging, as natural language can be ambiguous and unclear at times, and can become even more challenging with information on such processes ...
    • Hermeneutics : ferramenta de auxílio para realização de revisões sistemáticas da literatura 

      Silva, Douglas Lazaro dos Santos Pires (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Para realizar pesquisas científicas e acadêmicas consistentes, relevantes, atuais e com ca ráter inovador, é necessário identificar o que já foi feito na área (trabalhos relacionados), suas contribuições e limitações. ...
    • Heurística para formação de estruturas de coalizão no simulador Robocup Rescue 

      Epstein, Daniel (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Um dos objetivos principais de um sistema multiagentes é atingir objetivos que estão além da capacidade de um único agentes. Estes objetivos podem ser tarefas que um único agente não tem condições de realizar sozinho, ...
    • A história e contribuição dos jogos e consoles de videogame para a sociedade e a computação 

      Pittol, Gabriel Luis Duarte (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo visa mostrar que videogames não são apenas entretenimento e têm grandes impactos sociais e econômicos nas vidas de pessoas que tanto jogam quanto não jogam videogames. Videogames já existem há muito tempo, com ...
    • hNode : multiscreen alert hub and message exchange server 

      Wasserman, Federico (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Development of a server for Hubiquitus, a near real-time message exchange API with support for remote command execution includ- ing improvements to its speci cation, validated through a client that connects to it through ...
    • Hom3Draft : uma ferramenta imersiva para projeto de interiores 

      Santos, Iuri Blanco dos (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Ferramentas para Projeto de Interiores podem tornar-se significativamente mais eficazes através do uso de paradigmas de interação natural e imersiva. Embora nossa pesquisa tenha apontado diversas aplicações que já tiram ...