Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBastiani, Jamile dept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorBruscato, Léia Miottopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Fábio Pinto dapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T03:32:19Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2526-3943pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263587pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata de uma revisão de literatura sobre a utilização de tecnologias 3D, como a digitalização 3D, a fabricação digital e a realidade aumentada, com o intuito de difundir o conhecimento voltado a educação patrimonial. O estudo possibilitou conhecer diferentes trabalhos relacionados a temática e a partir deles, perceber a importância de como a tecnologia interfere na manutenção de bens históricos, na gestão e na valorização do patrimônio, podendo ser utilizada não somente por técnicos especializados, mas sim pela população em geral. Por fim, percebe-se que a educação patrimonial e as tecnologias 3D, atuando de forma conjunta, podem constituir uma potente ferramenta para o conhecimento e a disseminação do patrimônio histórico pela comunidade em geral, estimulando os sentidos e promovendo o sentimento de pertencimento por meio de novas formas de interação e engajamento.pt_BR
dc.description.abstractThis study deals with a literature review on the use of 3D technologies, such as 3D scanning, digital fabrication and augmented reality, with the aim of disseminating knowledge focused on heritage education. The study made it possible to know different works related to the theme and from them, to perceive the importance of how technology interferes in the maintenance of historical assets, in the management and preservation of heritage, and can be used not only by specialized technicians, but by the population in general . Finally, it is clear that heritage education and 3D technologies, coexisting together, can be a powerful tool for knowledge and dissemination of historical heritage throughout the community in general, stimulating the senses and promoting a sense of belonging through of new forms of interaction and engagement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Campo da História. Curitiba. Vol. 8, n. 2 (2023), p. 609-625pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistorical heritageen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectHeritage educationen
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectRevisão bibliográficapt_BR
dc.subjectLiterature reviewen
dc.subjectHeritage preservation.en
dc.titleTecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies applied to historical heritage and heritage education : a literature reviewen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173526pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem