Mostrar el registro sencillo del ítem
Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
dc.contributor.author | Bastiani, Jamile de | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Eduardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Bruscato, Léia Miotto | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Fábio Pinto da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T03:32:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-3943 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263587 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo trata de uma revisão de literatura sobre a utilização de tecnologias 3D, como a digitalização 3D, a fabricação digital e a realidade aumentada, com o intuito de difundir o conhecimento voltado a educação patrimonial. O estudo possibilitou conhecer diferentes trabalhos relacionados a temática e a partir deles, perceber a importância de como a tecnologia interfere na manutenção de bens históricos, na gestão e na valorização do patrimônio, podendo ser utilizada não somente por técnicos especializados, mas sim pela população em geral. Por fim, percebe-se que a educação patrimonial e as tecnologias 3D, atuando de forma conjunta, podem constituir uma potente ferramenta para o conhecimento e a disseminação do patrimônio histórico pela comunidade em geral, estimulando os sentidos e promovendo o sentimento de pertencimento por meio de novas formas de interação e engajamento. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study deals with a literature review on the use of 3D technologies, such as 3D scanning, digital fabrication and augmented reality, with the aim of disseminating knowledge focused on heritage education. The study made it possible to know different works related to the theme and from them, to perceive the importance of how technology interferes in the maintenance of historical assets, in the management and preservation of heritage, and can be used not only by specialized technicians, but by the population in general . Finally, it is clear that heritage education and 3D technologies, coexisting together, can be a powerful tool for knowledge and dissemination of historical heritage throughout the community in general, stimulating the senses and promoting a sense of belonging through of new forms of interaction and engagement. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Campo da História. Curitiba. Vol. 8, n. 2 (2023), p. 609-625 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Historical heritage | en |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Heritage education | en |
dc.subject | Patrimônio histórico | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Literature review | en |
dc.subject | Heritage preservation. | en |
dc.title | Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital technologies applied to historical heritage and heritage education : a literature review | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173526 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Sociales Aplicadas (4125)