Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Leônidas Garciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Débora Lima dapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-05T03:38:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263223pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é desenvolver um projeto gráfico editorial sobre Astronomia, voltado ao público infantil, que fomente um maior conhecimento do tema e incentive a interação do leitor junto ao objeto livro. Para isso, foram utilizadas as metodologias de Munari (2016) e Matté (2004) para propor um novo método adaptado, adequado ao escopo deste projeto. A pesquisa teórica focou-se nos aspectos mais relevantes para o trabalho, interseccionando as áreas do design editorial e do design de interação para compreender as suas minúcias e as múltiplas relações estabelecidas entre elas em um projeto interativo de um livro-brinquedo, além de investigar os pontos mais importantes no que diz respeito à criança enquanto leitora e os conteúdos astronômicos mais adequados de acordo com cada faixa etária. Estes fatores determinaram a escolha do público-alvo entre 8 a 11 anos. Além disso, realizou-se uma pesquisa sobre produtos disponíveis no mercado e uma análise de similares, bem como uma coleta de ideias aplicáveis no desenvolvimento do livro final.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this work is to develop an editorial design project on Astronomy, aimed at children, to promote greater knowledge of the subject and encourage reader interaction with the book object. For this, the methodologies of Munari (2016) and Matté (2004) were used to propose a new adapted method, suitable for the scope of this project. The theoretical research focused on the most relevant aspects for this work, intersecting the areas of editorial design and interaction design to understand their details and the multiple relations established amongst them in an interactive project of a playbook. In addition, investigating the most important points regarding children as readers and the most appropriate astronomic content according to each age group. These factors determined the target audience chosen between 8 and 11 years old. Besides, research was carried out on market-available products and an analysis of similar ones, as well as a collection of applicable ideas for the development of the final book.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEditorial designen
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectChildren's booken
dc.subjectInteractive booken
dc.subjectAstronomyen
dc.titleProjeto editorial interativo sobre astronomia para criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174447pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples