Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:33:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2238-5436pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263114pt_BR
dc.description.abstractO artigo reflete o papel das exposições curriculares na contemporaneidade, experiência singular na formação do(a) profissional museólogo(a) ao estimular o debate críticoreflexivo sobre representações e deman das sociais. Na conjuntura do processo de curricularização da extensão revela-se uma atividade com alto potencial extensionista, prática que faz parte de sua essência for madora. A partir do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será examinado o viés social que as exposições curriculares têm caracterizado nessa graduação. Uma análise qualitativa de edições de exposições curriculares - deriva da de diferentes papéis assumidos pela autora nesses processos, ora como docente, comis são avaliadora ou visitante , contribui para compreender as bases que fundamentarão a destinação de parte de sua carga horária na integralização da extensão nessa graduação. Conclui que as exposições curriculares pos suem inquestionável dimensão extensionista ao serem capazes de reforçar a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe article reflects on the role of curricular exhibitions in contemporary times, a unique experience of the museologist's professional training by stimulating a critical-reflective de bate on representations and social demands. In the context of the extension curricular crediting process, an activity with high exten sionist potential is revealed, a practice that is part of its formative essence. From the Mu seology course at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), the social bias that curricular exhibitions have charac terized in this graduation will be examined. A qualitative analysis of editions of curricular expositions - derived from the different roles assumed by the author in these processes, sometimes as a professor, evaluation commit tee, or visitor -, contributes to understanding the bases that will base the allocation of part of her workload in the payment of the exten sion in this graduation. It has been concluded that the curricular exhibitions have an un questionable extensionist dimension as they are capable of reinforcing the transforming interaction between the university and other societal sectors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMuseologia & Interdisciplinaridade. Brasília, DF. Vol. 12, n. 23 (jan./jun. 2023), p. 136-163pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseologyen
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectExposição museológicapt_BR
dc.subjectExtension curriculumen
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectCurriculum exhibitionen
dc.titleAs exposições curriculares no processo de curricularização da extensão universitária: um diálogo direto com a sociedadept_BR
dc.title.alternativeThe curriculum exhibition in the curricular crediting process of the university extension: a direct dialogue with societyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172689pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples