Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGil, Maitê Moraespt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Maity Simone Guerreiropt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:33:30Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0104-0588pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263103pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta sobre a intersecção do conceito de ‘construção’, proposto pela Gramática Cognitiva, com a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna, alinhada a uma abordagem de uso da língua. Para tanto, apresenta-se uma breve revisão dos conceitos pertinentes para o diálogo proposto e, em seguida, desenvolve-se uma análise de caso. São analisadas construções com verbos de movimento (‘ir’, ‘vir’ e ‘chegar’) seguidos pelas preposições ‘a’, ‘em’ e ‘para’, a partir da identificação e da descrição de tais construções no Corpus TecEM, composto por textos escritos por alunos de Ensino Médio em suas aulas de língua portuguesa. Argumenta-se que o conceito de ‘construção’ na perspectiva teórica adotada informa e instrumentaliza a prática de reflexão linguística que parte da compreensão de que a significação extrapola o nível do item lexical, estando presente, inclusive, na estrutura sintática. Por fim, são destacadas as potencialidades e os desafios relacionados à inclusão do conceito de ‘construção’, associado aos construtos teóricos basilares da Linguística Cognitiva, em práticas didáticas no ensino de língua materna.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this paper is to propose an argumentative rationale about the intersection of the concept of ‘construction’, proposed by Cognitive Grammar, with the practice of linguistic analysis in first language classes, aligned to a usage-based approach. To do so, a brief review of the concepts relevant to the proposed dialogue is presented and the analysis of a special case is developed. During the analysis, constructions with verbs of movement (ir ‘to go’, vir ‘to come’ and chegar ‘to arrive’) followed by the prepositions a ‘at’, em ‘in’ and para ‘to’ were identified and descripted in the TecEM corpus, composed of texts written by high school students in their Portuguese language classes. It is argued that the concept of ‘construction’ in LC informs and instrumentalizes the practice of linguistic analysis in first language classes, based on the understanding that the meaning goes beyond the level of the lexical item, being in the syntactic structure as well. Finally, the potentialities and challenges associated with the inclusion of the concept of ‘construction’, associated with the fundamental theoretical constructs of Cognitive Linguistics, in didactic practices in first language teaching are highlighted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de estudos da linguagem. Belo Horizonte, MG. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2022), p. [635]-660pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstructionsen
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectCognitive grammaren
dc.subjectConstruçãopt_BR
dc.subjectLingüística cognitivapt_BR
dc.subjectFirst language teachingen
dc.subjectLinguistic analysisen
dc.subjectUseen
dc.titleO conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no usopt_BR
dc.title.alternativeThe concept of 'construction' and the practice of linguistic analysis in first language teaching : potentialities and challenges focusing on the useen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172803pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples