Bibliotecas universitárias públicas no YouTube: métricas dos canais
dc.contributor.author | Trevisol Neto, Orestes | pt_BR |
dc.contributor.author | Cândido, Ana Clara | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Mateus Rebouças | pt_BR |
dc.contributor.author | Sena, Priscila Machado Borges | pt_BR |
dc.contributor.author | Dornelles, Dayane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T03:32:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1807-8893 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263068 | pt_BR |
dc.description.abstract | Analisa as bibliotecas universitárias federais e estaduais no que concerne ao desenvolvimento de novas formas de interação e comunicação com suas comunidades, a partir das métricas de visualização no YouTube. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem mista com a aplicação das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.Para aidentificação das universidades federais e estaduais brasileiras,recorreu-se a plataforma E-mec, no qual aplicaram-se os seguintes filtros na busca: sendoconsiderados todas as unidades federativas, selecionando apenas universidades de natureza pública federal e pública estadual, totalizando 110 universidades. Com base nas instituições listadas, foram acessados os sites das universidades e,posteriormente,localizadas as abas que se intitulavam de Biblioteca e ou Sistema de Biblioteca. Na aba das bibliotecas,localizou-se informação sobreredes sociais, tutoriais e canal no YouTube. Quando não localizadas essas informações,pesquisou-se diretamente no YouTube pela abreviatura da universidade,associando como biblioteca ou sistema de biblioteca. Assim foram localizados 57 canais de bibliotecas, sendo delimitados os canaisa partir de 1.000 inscritos, restando14 deles vinculados às 14 universidades. As bibliotecas universitárias da região sul e sudeste consolidam suas práticas e serviços noscanais,e o maior fluxo de publicações e visualizações nos canais corresponderam ao período de distanciamentosocial, inferindo que as bibliotecas universitárias utilizaram a plataforma como recurso de comunicação. As temáticas recorrentes nos 70 vídeos listados focam o Currículo Lattes, a normalização de trabalhos acadêmicos (citação, referência), o uso de fontes de informaçãoe pesquisa em bases de dados, a utilização dos gerenciadores bibliográficos (Mendeley, EndNote, Zotero), a construção detrabalhos acadêmicos, projeto de pesquisa e artigos científicos (escrita), plágio acadêmico, uso do Canva, Excel, Open Journal Systems. | pt_BR |
dc.description.abstract | It analyzes federal and state university libraries with regard to the development of new forms of interaction and communication with their communities, based on YouTube viewing metrics. It is characterized as an exploratory and descriptive research, with a mixed approach with the application of bibliographic and documentary research techniques. For the identification of Brazilian federal and state universities, the E-mec platform was used, in which the following filters were applied in the search: considering all federative units, selecting only federal and state public universities, totaling 110 universities. Based on the listed institutions, the websites of the universities were accessed and, subsequently, the tabs entitled Library and or Library System were located. In the libraries tab, information about social networks, tutorials and YouTube channel was located. When this information was not found, we searched directly on YouTube for the abbreviation of the university, associating it withlibrary or library system. Thus, 57 library channels were located, the channels being delimited from 1,000 subscribers, leaving 14 of them linked to the 14 universities. University libraries in the south and southeast regions consolidate their practices and services in the channels, and the greater flow of publications and views in the channels corresponded to the period of social distancing, inferring that university libraries used the platform as a communication resource. The recurring themes in the 70 videos listed focus on the Lattes Curriculum, the standardization of academic works (citation, reference), the use of information sources and research in databases, the use of bibliographic managers (Mendeley, EndNote, Zotero), the construction of academic works, research design and scientific articles (writing), academic plagiarism, use of Canva, Excel, Open Journal Systems. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Em Questão. Porto Alegre. Vol. 29 (2023), e-127026 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Academic library | en |
dc.subject | Biblioteca universitária | pt_BR |
dc.subject | Innovation | en |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | YouTube (Site) | pt_BR |
dc.subject | Digital information and communication technologies | en |
dc.title | Bibliotecas universitárias públicas no YouTube: métricas dos canais | pt_BR |
dc.title.alternative | Public university libraries on YouTube: channel metrics | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173515 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)