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dc.contributor.authorSilveira, Marcelo Luis Henriquespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rafael Mozart dapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T03:31:49Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2176-9583pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262997pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta uma pesquisa que almeja analisar um grupo de micro e pequenas empresas (MPEs) de Porto Alegre e região metropolitana – RS, as quais participaram do projeto ALI. Esse programa tem como intuito verificar se as ações propostas pelo agente local de inovação contribuíram para melhores resultados, tanto relativos ao Radar de Inovação quanto aos indicadores de produtividade do trabalho. O projeto ALI é uma iniciativa do SEBRAE em parceria com o Ministério da Economia e o CNPq, os quais, através de seus agentes locais de inovação, atendem MPEs interessadas em inovar para poder se tornar mais competitivas no segmento que atuam. A pesquisa, de natureza aplicada, abordagem quantitativa, com objetivos mistos (exploratório e descritivo), foi baseada numa pesquisa de campo realizada pelo agente local de inovação durante o ciclo 1 de atendimento as empresas que participaram do projeto ALI. Para responder o problema de pesquisa, levou-se em conta: os resultados do Radar de Inovação aplicado pelo agente, para conhecer as três dimensões que o grupo de empresas mais mostraram fragilidade, assim como os indicadores de produtividade do trabalho aferidos durante o projeto. O estudo mostrou que, apesar do esforço de seus gestores em inovar, nem todas as empresas obtiveram melhores resultados. Porém, deve-se levar em conta a iniciativa do SEBRAE e seus parceiros em promover um projeto gratuito para as MPEs, assim como as peculiaridades de cada segmento e o cenário de pandemia da COVID- 19 que desestabilizou a economia do país.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents research that aims to analyze a group of micro and small enterprises (MPEs) of Porto Alegre and metropolitan region - RS, which participated in the ALI project. This program aims to verify whether the actions proposed by the local innovation agent contributed to better results, both in terms of the Innovation Radar and labor productivity indicators. The ALI project is an initiative of SEBRAE in partnership with the Ministry of Economy and CNPq, which, through their local agents of innovation, assist MSEs interested in innovating to become more competitive in the segment in which they operate. The research, of applied nature, quantitative approach, with mixed objectives (exploratory and descriptive), was based on a field survey conducted by the local innovation agent during cycle 1 of assistance to companies that participated in the ALI project. To answer the research problem, it was taken into account: the results of the Innovation Radar applied by the agent, to know the three dimensions that the group of companies showed the most weaknesses, as well as the labor productivity indicators measured during the project. The study showed that, despite the efforts of their managers to innovate, not all companies obtained better results. However, one must consider the initiative of SEBRAE and its partners in promoting a free project for MSEs, as well as the peculiarities of each segment and the COVID- 19 pandemic scenario that destabilized the country’s economy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReFAE - Revista da Faculdade de Administração e Economia. São Bernardo do Campo, SP :. Vol. 11, n. 1 (2022), p. 235-249.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectALI Projecten
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectInnovation managementen
dc.subjectInnovation radaren
dc.subjectLabor productivityen
dc.titlePromoção da inovaçao nas micros e pequenas empresas no cenário pandêmico da Covid-19 : uma pesquisa de campopt_BR
dc.title.alternativePromoting innovation in micro and small enterprises in the Covid-19 pandemic scenario : a field researchen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001160961pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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